Whey Protein: O que é? Quando tomar?

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on abr 27, 14 • por • com Sem Comentários

Whey Protein: O que é? Quando tomar?

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Antes ele era muito famoso e utilizado somente por atletas. Hoje ele é bastante popular, até mesmo para os praticantes de exercícios físicos. Mas afinal, para que serve o suplemento mais famoso do mundo?

 

A nossa nutri convidada, Gisele Lima, escreveu um texto bem bacana informando sobre a suplementação de Whey Protein. Vale a pena a leitura!

O termo whey protein significa proteína do soro do leite. Esse soro é extraído do processo de fabricação de queijos. Uma das principais funções da proteína ingerida no nossa alimentação é a de ajudar na manutenção e construção dos músculos do nosso corpo. As carnes, os ovos, o leite e derivados e as leguminosas são boas fontes de proteína.

Em determinadas situações bem específicas, não conseguimos ingerir a quantidade diária recomendada de proteínas somente com os alimentos que a gente come. Para atingir a necessidade ideal, seria necessário consumir muitos ovos e bifes ao longo do dia. Às vezes, é preciso aumentar essa quantidade protéica para evitar: o risco de doenças, a depressão do sistema imunológico, a perda de massa magra (músculos) e até o ganho de músculos para aqueles que são atletas ou praticantes de atividade física, ou para quem precisa aumentar o percentual de massa magra e diminuir o percentual de gordura corporal.

Cada indivíduo é único e dependendo da idade, gênero, peso, nível e objetivo da atividade física, essa quantidade diária pode ser ajustada a cada necessidade. Em casos de pessoas submetidas a procedimentos cirúrgicos que apresentam dificuldade de absorção das proteínas da dieta, também são indicados à adequação ideal de proteína ingerida. São nesses diversos casos que podemos incluir o whey protein, a fim de complementar e tornar a alimentação mais adequada para alcançar os objetivos, na saúde e na estética.

Uma das principais funções da proteína, no nosso organismo, é de realizar a cicatrização adequada do músculo, que é lesionado durante o treino. Por isso, a ingestão do whey é recomendada logo após o exercício físico. Em geral, deve ser tomado em até uma hora pós-exercício pois, é quando o corpo irá receber e absorver melhor os aminoácidos (que formam as proteínas).

 

Whey Protein: sua principal função é ajudar no ganho de massa magra

Whey Protein: sua principal função é ajudar no ganho de massa magra

 

Mas por que vemos tanta variedade de whey protein nas prateleiras? São tantas embalagens diferentes, de tantas cores e tamanhos, preços variados, tantas marcas, não é mesmo?

Vamos esclarecer! A principal diferença está no tipo de filtração do whey. São 3 tipos de filtragem:  concentrado, isolado ou hidrolisado. Cada tipo de whey demora um tempo para ser absorvido pelo organismo. O whey concentrado é o que demora mais tempo para ser digerido e absorvido por conter na sua formulação gordura e carboidrato também. O whey isolado tem maior concentração de proteínas e sua absorção é mais rápida, tem praticamente 0% de gordura e de carboidrato. Já o whey hidrolisado tem sua absorção super rápida, deixando a proteína praticamente digerida, pronta para ser absorvida pelo organismo. Para se obter melhores resultados, em geral, indica-se o whey hidrolisado mas, cada caso é um caso.

Existe um whey no mercado, que contempla cada um desses três tipos de filtração: concentrado, isolado e hidrolisado, é da marca Mundo Verde. O bacana é que esse acaba sendo beeem versátil, sendo aplicado para as mais diversas finalidades e até para os mais diversos tipos de metabolismo. Ele ainda contém zinco, magnésio e vitamina B6 que, entre outras coisas, evitam a perda de massa magra. Tem no sabor chocolate e é uma delícia. O bom é que sempre tem um Mundo Verde pertinho de você! E pode aproveitar para comprar diversos outros produtos gostosos e saudáveis para levar para casa. 😉

 

Whey Protein do Mundo Verde: possui whey isoldado, concentrado e hidrolisado, além de zinco, magnésio e vitamina B6.

Whey Protein do Mundo Verde: possui whey isoldado, concentrado e hidrolisado, além de zinco, magnésio e vitamina B6.

 

A ingestão média total diária é de, no máximo, 2g de proteína para cada quilo de peso mas, não se esqueça, esse é o valor já incluindo a ingestão de proteína da alimentação habitual, ou seja, precisa considerar o seu leite e queijo da manhã, o franguinho do almoço e o bife da noite, por exemplo.

 

O whey pode ser misturado na água,no leite, batido com frutas, fazer tipo panqueca, mingau… hoje em dia existe até sorvete elaborado com ele.

Para não ter erro ou mesmo causar algum tipo de problema na saúde, é sempre indicado um acompanhamento com um profissional habilitado (nutricionista). Mesmo porque, o excesso de proteína, pode causar uma sobrecarga renal.

Não abuse da sorte e nem da sua saúde! 😉

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