Cresce, cada vez mais, o consumo de vitaminas e minerais à venda no mercado. Em geral, essa ingestão é feita sem a orientação de um profissional. É importante ressaltar que a ingestão desses comprimidos não substitui uma boa alimentação.
Do século XVI ao XVII muitos marinheiros europeus adoeceram ou morreram devido a falta de vitamina C, doença essa chamada de escorbuto. Isso porque eles faziam longas viagens voltadas para a exploração e o comércio e, nesse período não ingeriam frutas e vegetais frescos. Após 6 a 12 semanas, apresentavam cansaço, depressão, sangramento, gengivite e até a morte.
O escorbuto foi inimigo dos marinheiros por 250 anos. Com base nisso, os cientistas começaram a pesquisar sobre a quantidade mínima dos nutrientes a serem consumidos para não adoecer.
Hoje em dia, a busca dos cientistas é outra: a quantidade ideal a ser ingerida de cada nutriente para prevenir ou mesmo tratar doenças e promover a saúde.
A maioria desses produtos a base de vitaminas e minerais à venda no mercado são desbalanceados. Alguns nutrientes nem atingem as recomendações mínimas, outros excedem as doses seguras de ingestão e outros apenas obedecem a quantidade mínima estipulada.
Há outros fatores importantíssimos a serem considerados:
- Nosso organismo tem uma capacidade de absorção de cada nutriente limitada e que pode ser alterado por diversos motivos. A ingestão de uma grande quantidade de um nutriente não é sinônimo de aproveitamento total pelo corpo, o excedente é eliminado pelas fezes e pela urina;
- Muitos nutrientes são bem absorvidos mediante uma alimentação balanceada. Portanto, não adianta se alimentar mal e achar que os comprimidos serão a solução;
- Existe a interação entre os nutrientes, ou seja, certos nutrientes podem potencializar sua absorção ou mesmo impedir que isso ocorra.
Portanto, o ideal é manter, de forma continuada, uma alimentação saudável e variada no dia-a-dia a fim de promover a saúde.
Dessa forma, você estará garantindo a ingestão saudável das vitaminas e minerais. Além disso, é muito mais gostoso consumir alimentos do que pílulas e comprimidos.
Fala pra mim… quem gosta de tomar remédio???
Beijos Saudáveis,
Dra. Juliana Tomandl Fontes
Artigos Relacionados
Pular o Café da Manhã? Nem Pensar!
« Artigo Anterior Grão-de-bico torrado? Como assim?
Próximo Artigo »