Vitaminas e minerais a venda no mercado: seu consumo vale a pena?

Home » Alimentos, Dicas » Vitaminas e minerais a venda no mercado: seu consumo vale a pena?

on fev 26, 13 • por • com Sem Comentários

Vitaminas e minerais a venda no mercado: seu consumo vale a pena?

Pin It

Cresce, cada vez mais, o consumo de vitaminas e minerais à venda no mercado. Em geral, essa ingestão é feita sem a orientação de um profissional. É importante ressaltar que a ingestão desses comprimidos não substitui uma boa alimentação.

Do século XVI ao XVII muitos marinheiros europeus adoeceram ou morreram devido a falta de vitamina C, doença essa chamada de escorbuto. Isso porque eles faziam longas viagens voltadas para a exploração e o comércio e, nesse período não ingeriam frutas e vegetais frescos. Após 6 a 12 semanas, apresentavam cansaço, depressão, sangramento, gengivite e até a morte.

O escorbuto foi inimigo dos marinheiros por 250 anos. Com base nisso, os cientistas começaram a pesquisar sobre a quantidade mínima dos nutrientes a serem consumidos para não adoecer.

Hoje em dia, a busca dos cientistas é outra: a quantidade ideal a ser ingerida de cada nutriente para prevenir ou mesmo tratar doenças e promover a saúde.

A maioria desses produtos a base de vitaminas e minerais à venda no mercado são desbalanceados. Alguns nutrientes nem atingem as recomendações mínimas, outros excedem as doses seguras de ingestão e outros apenas obedecem a quantidade mínima estipulada.

Há outros fatores importantíssimos a serem considerados:

  • Nosso organismo tem uma capacidade de absorção de cada nutriente limitada e que pode ser alterado por diversos motivos. A ingestão de uma grande quantidade de um nutriente não é sinônimo de aproveitamento total pelo corpo, o excedente é eliminado pelas fezes e pela urina;
  • Muitos nutrientes são bem absorvidos mediante uma alimentação balanceada. Portanto, não adianta se alimentar mal e achar que os comprimidos serão a solução;
  • Existe a interação entre os nutrientes, ou seja, certos nutrientes podem potencializar sua absorção ou mesmo impedir que isso ocorra.

Portanto, o ideal é manter, de forma continuada, uma alimentação saudável e variada no dia-a-dia a fim de promover a saúde.

Dessa forma, você estará garantindo a ingestão saudável das vitaminas e minerais. Além disso, é muito mais gostoso consumir alimentos do que pílulas e comprimidos.

Fala pra mim… quem gosta de tomar remédio???

 

Beijos Saudáveis,

Dra. Juliana Tomandl Fontes

Tags: , , ,

Artigos Relacionados


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


« Artigo Anterior

Próximo Artigo »

Scroll to top