Tempero Alternativo

Home » Alimentos, Dia-a-dia, Dicas, Receitas Saudáveis » Tempero Alternativo

on jul 23, 17 • por • com Sem Comentários

Tempero Alternativo

Pin It

Para uma alimentação natural e saudável… 

Em 2015, André Fronza criou o blog “Tempero Alternativo” para compartilhar receitas simples que valorizam os alimentos de origem vegetal, integrais, orgânicos e produzidos localmente. E assim, conquistou milhares de fãs! Seus posts chegam a alcançar 1,5 milhão de visualizações por todo o Brasil.

Para esse primeiro livro, André criou mais de 50 receitas veganas inéditas, onde ensina pratos fáceis e práticos para o dia a dia. Traz a seus milhares de seguidores novas opções para todas as refeições, muitas delas acompanhadas por conteúdo digital extra, como QR Codes que indicam variações na receita ou GIFs que mostram fotos de algumas etapas do preparo.

Neste livro, a brasilidade imperou na escolha dos pratos – tem feijoada, bobó, cuscuz e manjar – e dos ingredientes também: maracujá, jabuticaba, açaí, mandioca e palmito. O livro também traz receitas básicas para ajudar a planejar o cardápio e duas receitas extras para incrementar os pratos. Tudo é de dar água na boca e chega para o leitor do mesmo jeitinho que no blog, com humor, simplicidade e receitas muito bem explicadas.

Vamos ver alguns exemplos de receita:

– Croquete de palmito

– Bolinho de aipim com tomate seco

– Chips de banana verde com geléia de pimenta

– Estrogonofe de cogumelos

– Espaguete com almôndegas de quinoa

– Hamburguer de lentilha

– Pavê de amendoim

– Manjar de coco com calda de jabuticaba

– Smoothie de pêssego

– Pasta de amêndoas com cacau

– Pão rústico

Ou seja: SÓ DELÍIIIIIIICIAS!!!

 

Essa é a carinha linda do livro repleto de gostosuras saudáveis! =)

Essa é a carinha linda do livro repleto de gostosuras saudáveis! =)

 

Esse livro TOP é da editora Alaúde. Compre e arraseeee na cozinha, impressione em suas próximas refeições! 😉

Olha aí algumas receitinhas do livro para vocês ficarem com gostinho de quero mais:

ACHOCOLATADO

09 Achocolatado

Rende 2 copos

Você vai precisar de…

½ xícara de castanhas de caju cruas e sem sal (60 g) • 3 xícaras de água filtrada • 4 colheres (sopa) de açúcar demerara (45 g) • 1 colher (sopa) de cacau em pó (6 g) • ½ colher (chá) de extrato de baunilha, opcional

Atenção: antes de fazer, é necessário um pré-preparo…

Coloque as castanhas em um recipiente e adicione 1 xícara de água. Deixe de molho por cerca de 4 a 8 horas.

Como fazer…

1 Escorra as castanhas e enxague bem; descarte a água da demolha. Transfira para o liquidificador.

2 Adicione o restante da água e os demais ingredientes. Bata de 2 a 3 minutos em potência máxima, até obter uma mistura homogênea. Como as castanhas ficam bem macias depois da demolha, não é preciso coar o achocolatado, já que elas são fáceis de triturar.

3 Sirva o achocolatado imediatamente ou guarde na geladeira. Dura cerca de 3 dias.

  • Use água gelada ao bater as castanhas de caju. Assim o achocolatado ficará bem mais gostoso.

Hambúrguer de berinjela

Rende 8 hambúrgueres

Você vai precisar de…

2 berinjelas grandes (600 g) • 1 colher (sopa) de óleo vegetal + um pouco para fritar • 2 dentes de alho picados (10 g) • ½ xícara de cebolinha fresca picada (35 g) • 1 colher (chá) de sal (5 g) • 1 colher (chá) de páprica defumada (3 g) • ½ xícara de farinha de mandioca fina (90 g)

Como fazer…

1 Preaqueça o forno a 200 °C.

2 Lave bem e seque as berinjelas. Corte em cubinhos e transfira para uma assadeira. Não precisa descascar, mas caso você não goste da casca, pode tirar.

3 Leve ao forno preaquecido por cerca de 20 minutos ou até os cubos murcharem e ficarem macios. Mexa depois de 10 minutos, para que assem por igual.

4 Tire do forno e espere esfriar.

5 Envolva os cubos de berinjela em um pano de prato limpo e seco, e pressione com as mãos para retirar o excesso de água. Reserve.

6 Aqueça o óleo em uma panela e refogue o alho até dourar.

7 Adicione a berinjela reservada, a cebolinha, o sal e a páprica defumada. Refogue ligeiramente.

8 Transfira para um processador e bata até obter uma mistura homogênea. Adicione a farinha de mandioca e bata novamente até incorporar.

9 Separe a massa em seis porções. Modele os hambúrgueres formando bolinhas e depois achate-as.

10 Aqueça uma frigideira com um fio de azeite e frite os hambúrgueres dos dois lados até que dourem.

  • Você pode servir este hambúrguer no pão, acompanhado de alface, tomate, cebola roxa e patê de sementes (p. 87). Se preferir, asse os hambúrgueres. Para isso, leve-os ao forno preaquecido a 200 °C por cerca de 15 minutos.
  • Se não for consumir todos os hambúrgueres, armazene-os sem fritar em um recipiente, separados por folhas de papel-manteiga ou filme de PVC. Eles duram cerca de 2 meses congelados. Quando for preparar, retire do freezer 1 hora antes para descongelar, assim fritarão uniformemente.
  • A farinha de mandioca pode ser substituída por farinha de rosca na mesma quantidade. Nesse caso, no entanto, os hambúrgueres conterão glúten.

 

CHIPS DE BANANA

Rende 2 porções

Você vai precisar de…

2 bananas verdes grandes (300 g) • 1 colher (sopa) de óleo de coco derretido + um pouco para untar, se necessário • ½ colher (chá) de sal (3 g) • pimenta-do-reino a gosto • algumas gotas de limão

Como fazer…

1 Preaqueça o forno a 180 °C.

2 Lave as bananas com uma esponja e seque.

3 Fatie no sentido do comprimento (não precisa tirar a casca). Use um descascador de legumes ou um mandolin para obter fatias finas. Lembre-se: quanto mais finas, mais rápido as fatias assam e mais crocantes ficam. Transfira para um recipiente e junte os demais ingredientes. Misture com cuidado.

4 Unte uma assadeira com o óleo de coco, ou se preferir, forre uma assadeira com papel-manteiga e disponha as bananas lado a lado.

5 Leve ao forno por cerca de 25 minutos, ou até que fiquem douradas e crocantes. Vire depois de 12 minutos, para assarem do outro lado.

6 Retire do forno e espere esfriar. Não se preocupe se as bananas estiverem levemente úmidas e macias – ao esfriar, ficarão crocantes. Consuma imediatamente. Se necessário, tempere com mais sal.

  • O óleo de coco pode ser substituído por azeite de oliva ou óleo de girassol.
  • É importante que as bananas sejam de procedência orgânica, porque esses chips são feitos com a casca, parte da banana que geralmente contém muito agrotóxico.
  • Utilize bananas verdes e não maduras. Assim vai ser mais fácil de cortar em fatias finas, por serem mais firmes.

 

SORVETE DE BANANA COM PASTA DE AMENDOIM

Rende 6 bolas

Você vai precisar de…

3 bananas grandes (230 g) • 2 colheres (sopa) de pasta de amendoim sem açúcar

Atenção: antes de fazer, é necessário um pré-preparo…

Descasque as bananas e corte em pedaços. Coloque em um recipiente ou saco plástico e leve ao freezer até congelar completamente. Tire as bananas do congelador por cerca de 5 minutos antes de começar o preparo.

Como fazer…

1 Coloque as bananas no processador e adicione a pasta de amendoim.

2 Bata bem até obter um creme espesso e homogêneo.

3 Experimente e adicione mais pasta de amendoim, se necessário. Sirva imediatamente.

  • Para deixar o sorvete mais consistente para fazer as bolas, transfira-o para uma fôrma e leve ao freezer por cerca de 1 hora ou até firmar. Tire do congelador 3 minutos antes de servir.
  • Sirva com amendoim picado por cima. Fica uma delícia!
  • Use bananas bem maduras – aquelas com pontinhos pretos na casca. Isso é sinal de que estão bem docinhas, e você não vai precisar acrescentar açúcar para adoçar o sorvete.

 

Sobre o autor:

André Fronza é um designer catarinense que adotou São Paulo como seu lar e local de trabalho. Apaixonado por fotografia e design, atua como designer gráfico e motion designer em agências de publicidade, mas sua verdadeira vocação é a culinária vegana e a alimentação natural. Por isso, em 2015, criou o blog Tempero Alternativo. Em pouco tempo, conquistou milhares de seguidores no Facebook e Instagram, se tornando um dos blogueiros de culinária vegana mais respeitados do país.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , ,

Artigos Relacionados


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


« Artigo Anterior

Próximo Artigo »

Scroll to top