Semente de Baru: a Jóia do Cerrado

Home » Alimentos, Dia-a-dia, Dicas, Você Sabia? » Semente de Baru: a Jóia do Cerrado

on fev 20, 18 • por • com Sem Comentários

Semente de Baru: a Jóia do Cerrado

Pin It

Sumaru, barujó, castanha-de-burro, coco-feijão, cumbary, meriparagé, castanha-de-ferro. Você já ouviu falar dessa semente? Além de ser uma delícia, ela é muito rica em nutrientes. Entenda porque ela deveria fazer parte do seu dia-a-dia.

Originária do Cerrado, esse alimento é campeão em ferro. Um estudo realizado na Universidade de Brasília (Unb) mostrou que em 30 gramas da semente há 1,4 mg do mineral, sendo que a necessidade diária de ferro é de 8 mg para homens e 18 mg para mulheres. Ou seja, ela é um aliado contra a anemia e a indisposição. Além deste mineral, o estudo encontrou na semente de baru boas quantidades de zinco, que tem papel fundamental na maturidade de células do nosso sistema imunológico, melhorando nossos mecanismos de defesa. Além disso, o fósforo e o magnésio também estão super presentes no alimento, garantindo a saúde dos nossos ossos.

Ela também é uma boa fonte de fibras. Mas como nem tudo são rosas, ela é cheia de calorias, 500 kcal a cada 100 gramas. Calma! Esse número é grande pois ela é rica em gorduras do bem como  ômegas 3, 6 e 9, que são ótimos antioxidantes e protetoras do coração.

 

Baru 1

 

A má notícia é que a árvore do Baru está quase em extinção, já que sua madeira é muito mais comercializada que o seu fruto. Então, quem sabe se aumentarmos o consumo dessa joia do cerrado, esse cenário não muda? Seria uma pena perder um alimento tão rico.

É possível achar essa semente na versão torrada salgada ou sem sal (essa é a melhor opção), principalmente em lojas de produtos naturais e produtos do cerrado. Ela é uma delícia para ser degustada sozinha (cai muito bem como um snack saudável), mas é uma ótima companheira para saladas também. Tem um sabor muito parecido com nosso querido amendoim.

Bora provar e colocar em seu dia-a-dia? =)

 

Tags: , , , , , , , , ,

Artigos Relacionados


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


« Artigo Anterior

Próximo Artigo »

Scroll to top