Salada para Todos | Livro

Home » Alimentos, Dia-a-dia, Dicas, Dietas, Livros, Receitas Saudáveis » Salada para Todos | Livro

on set. 14, 15 • por • com Sem Comentários

Salada para Todos | Livro

Pin It

O livro “Salada para todos – Deliciosas refeições completas” inclui receitas vegetarianas e com todo tipo de carne. 

Esse livro é de autoria de Jeanne Kelley, fotografias de Ryan Robert Miller, tradução de Juliana Romeiro e consultoria de Flavia G. Pantoja, sendo publicado pela editora Zahar. Tem capa dura, todo colorido… daqueles que dá vontade de ficar folheando, lendo e colocando tudo em prática!

Logo de cara, o livro apresenta uma pequena cartilha da salada, onde se tem um glossário de folhas, modo de lavagem e de armazenamento das folhas, como plantar sua própria horta, e ainda, como seria a despensa ideal para fazer uma salada. Em seguida, há receitas de saladas vegetarianas, saladas com peixes e frutos do mar, salada com aves, saladas com carnes e até um receitinha de torta de chocolate para finalizar a refeição; há ilustrações em diversas dessas receitas. Tem também uma tabela de conversões de medidas caseiras para litros/mililitro, e ainda, de temperaturas.

Há diversos itens interessantes no livro, como uma linha do tempo da salada, saladas que podem ser preparadas com antecedência, saladas que não exigem muitos procedimentos, que podem ser feitas rapidamente, como fugir da típica salada contendo alface, como misturar e reutilizar molhos…

Carinha do livro "Salada para Todos".

Carinha do livro “Salada para Todos”.

Segue uma das inúmeras receitas encontradas no livro:

Salada de Folhas de Inverno e Arroz Selvagem com Batata Doce Grelhada 

O arroz selvagem, com seu gostinho de nozes, e o toque adocicado e defumado da batata-doce grelhada combinam lindamente nesta salada vegana.

Ingredientes

– 800g de batatas doces (cerca de 4 batatas finas) bem lavadas

– ¾ de xícara de arroz selvagem

– ½ colher de chá de sal

– 2 talos de aipo picados

– 4 cebolinhas picadas bem finas

– ¼ de xícara de coentro fresco picado e um pouco mais para decorar

– Vinagrete de limão com pimenta ancho (ver adiante)

– Azeite de oliva extravirgem

– 12 xícaras de folhas picantes, como rúcula, folha de mostarda e espinafre

Modo de Preparo

Numa panela grande, com água fervente salgada, cozinhe as batatas-doces por cerca de 15 minutos, até ficarem quase macias quando espetadas com uma faca afiada. Escorra e deixe esfriar completamente. (Você pode fazer isso com 2 dias de antecedência. Tampe e guarde na geladeira.)

Numa panela média pesada, ponha 3 copos de água, o arroz e o sal e leve à fervura. Reduza para fogo baixo, tampe a panela e cozinhe por cerca de 50 minutos, até que o arroz esteja macio e a água tenha sido absorvida. Transfira o arroz para uma tigela média e deixe esfriar completamente. Adicione o aipo, a cebolinha, 1/4 de xícara de coentro e 3 colheres de sopa do vinagrete à tigela com o arroz selvagem e misture bem.

Coloque o grill em fogo médio-alto ou pré-aqueça uma grelha na boca do fogão em fogo médio-alto. Corte cada batata-doce em quatro tiras longitudinais. Pincele-as com azeite e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Grelhe as batatas doces por 10 minutos, até ficarem douradas e macias, virando-as de vez em quando.

Numa tigela grande, tempere as folhas com 3 colheres de sopa de vinagrete e sirva-as em 4 porções iguais. Coloque a salada de arroz selvagem no centro de cada pilha de folhas, dividindo-a uniformemente. Arrume as tiras de batata doce em cima do arroz. Cubra as batatas doces com o restante do molho, salpique as saladas com o restante do coentro e sirva

Rendimento: 4 porções

Vinagrete de Limão com Pimenta Ancho

Pimenta ancho é a pimenta poblano seca. Ela tem um sabor intenso e adocicado, levemente picante. É possível encontrá-la em pó na seção de temperos. Experimente este vinagrete no verão, pincelado numa espiga de milho grelhada ou cozida no vapor.

Ingredientes

– ¼ de xícara de suco de limão espremido na hora

– 1 colher  de sopa de mel

– 1 colher de chá bem cheia de pimenta ancho em pó

– 1 colher de chá bem cheia de cominho em pó

– 1 dente de alho grande amassado

– ½ colher de chá de sal

– ⅓ de xícara de azeite de oliva extravirgem

Modo de Preparo

Em um tigela pequena, bata o suco de limão, o mel, a pimenta em pó, o cominho, o alho e o sal. Acrescente o azeite aos poucos, sempre batendo.

Rendimento: Cerca de ⅔ de xícara

Essa é uma das delícias do livro! Corre e compre o seu livro para ter acesso à mais delícias!!! 😉

Tags: , , , , , , , , , , ,

Artigos Relacionados


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


« Artigo Anterior

Próximo Artigo »

Scroll to top