Qual tipo de exercício faço para emagrecer?

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on abr. 2, 14 • por • com Sem Comentários

Qual tipo de exercício faço para emagrecer?

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Quer emagrecer mais não sabe o melhor exercício para isso? Então vem com a gente!

Essa pergunta sempre vem à nossa cabeça quando tomamos a decisão de mudar o estilo de vida com hábitos mais saudáveis, e isso inclui uma alimentação balanceada e a prática de atividade física.

Isso tudo porque a informação não chega de uma maneira tão clara para nós.

Por isso que o educador físico do Elev, o Daniel Kakazu, mais conhecido como Kazu, está por aqui, nesse post, para nos explicar tintin por tintin. Vamos lá!

“Segunda-feira vou começar a academia!”

Quem nunca ouviu ou falou isso?

O foco é gastar o máximo de calorias que puder! Sendo assim, chega na academia querendo fazer tudo e mais um pouco:

Aula de bike!

Corrida na esteira!

Musculação!

Aula de abdominal!

 

Acha que se gastar um monte de calorias vai estar de parabéns???

Não, não!! Infelizmente está errado esse pensamento.

Não acertamos em exagerar nas coisas, nunca.

O gasto calórico não é a única coisa a ser levada em conta, pois essa energia que gastamos pode estar vindo de outras fontes de energia do nosso corpo, MENOS da gordurinha que tanto se quer perder.

Podemos, ao exagerar no tempo e na intensidade do exercício, pegar essa energia toda da nossa massa muscular e isso pode até resultar em uma ligeira perda de peso. Ao acontecer isso, fazemos com que nosso metabolismo diminua, ou seja, começa a ficar mas lento, o que irá dificultar ainda mais a perda de peso.

 

Existem dois tipos de exercícios: os aeróbios e os anaeróbios.

Aeróbios

Correndo Fit

Correr na esteira, aula de bike, aula de jump, fazer transport…

A gordura é a principal fonte a ser utilizada, sendo essa então, queimada durante o exercício. Essa queima de gordura começa a partir dos 30 minutos de exercício, ou seja, se fizer apenas 20 minutos de esteira, por exemplo, não estará gastando gordura, mas sim o açúcar que se encontra no sangue, que é a primeira fonte de energia a ser utilizada quando se começa um exercício aeróbio e, num segundo momento, o açúcar encontrado no fígado e no músculo, que chamamos de glicogênio. Só depois de se utilizar eles é que se inicia a queima de gordura.

Para se potencializar essa queima de gordura e de calorias, o exercício precisa ter longa duração e baixa-intensidade.

Se você fizer  atividade física por 1 hora ou mais e, em seguida, não se consumir nada além de água durante 1 hora, consegue aumentar o tempo em que a gordura é mobilizada como fonte de energia. Que beleza, hein?! Mesmo parado, no pós-atividade, a gordura sendo queimada. Era tudo o que você queria ouvir nessa vida, né?! Ah! Mas se comer qualquer coisa nesse espaço de 1 hora, cessa essa queima de gordura, viu?! #FikDik

 

Anaeróbios

Atividade Física

Musculação

São exercícios que devem ser feitos com maior intensidade e, dessa forma, possuem menor duração. A queima predominante de energia provem de carboidratos presentes no sangue, no músculo e no fígado.

No entanto, ao cessar o treino na musculação, seu metabolismo continue agindo e “queimando” as gorduras para recuperar a energia dispendida no exercício. E isso acontece por até 1 hora após o exercício. Acaba sendo uma ótima ferramenta pra quem tem interesse em emagrecer! Ah! Mas precisa fazer o mesmo truque falado acima, ficar sem comer durante 1 hora após o exercício.

Qual a conclusão?

Utilizar ambos os tipos de atividade física para perder peso pois, cada uma ajuda de uma forma. Só não exagere na carga de exercício pois,  2 horas somando os dois tipos de exercício já bastam para haver uma perda de peso saudável sem perder massa muscular ou mesmo a sua saúde!

Não se esqueça que para treinar, tem de haver uma alimentação saudável para que se tenha energia e que o corpo busque ela do lugar certo para incinerar!

Procure a ajuda de um nutri e de um personal para regrar sua alimentação e seus exercícios.

Então… mão na massa e bons treinos!

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