Pupunha: o Nobre dos Palmitos

Home » Alimentos, Dia-a-dia, Dicas, Você Sabia? » Pupunha: o Nobre dos Palmitos

on ago 12, 18 • por • com Sem Comentários

Pupunha: o Nobre dos Palmitos

Pin It

O palmito pupunha é maior e mais macio em comparação às demais variedade de palmito. Seu sabor é suave e sua produção é mais sustentável.

Pupunha é uma variedade de palmito e este é considerado o mais nobre de todos, isso porque ele tem textura mais macia e é maior quando comparado ao palmito açaí e ao palmito juçara.

Além do mais, o palmito pupunha é mais sustentável, a sua extração não causa danos à palmeira, como acontece com a palmeira do palmito juçara que não rebrota após ser cortada.

O palmito pupunha pode ser encontrado fresco, ao contrário dos demais tipos que são comercializados em conserva.

Já em termos nutricionais, ele não apresenta diferenças entre os outros palmitos. Assim, ele é um alimento pouco calórico e fonte de potássio, zinco, vitamina C e fibras alimentares.

 

Salada de pupunha desfiado com tomatinho e bem temperadinho... hummm...

Salada de pupunha desfiado com tomatinho e bem temperadinho… hummm…

 

Dessa forma, contribui para a saúde óssea e muscular e no controle da pressão sanguínea; auxilia o sistema imunológico na prevenção de infecções; promove saciedade; controla os níveis de açúcar no sangue; reduz o colesterol e auxilia no funcionamento intestinal, prevenindo a constipação.

Outro nutriente presente no palmito é o zinco, mineral com importante atividade antioxidante e imunológica.

Antes do seu consumo o palpito pupunha deve passar por algum tipo de processamento térmico, ou seja, deve ser refogado, assado ou grelhado.

Seu sabor suave combina tanto com legumes quanto carnes de todos os tipos e, uma opção de consumo que agrada bastante é o espaguete de pupunha, uma preparação saborosa, low carb e nutritiva.

Tags: , , , , , , , , , , , , ,

Artigos Relacionados


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


« Artigo Anterior

Scroll to top