Pistache: O Símbolo da Sofisticação

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on fev. 17, 16 • por • com Sem Comentários

Pistache: O Símbolo da Sofisticação

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Essa é uma das oleaginosas mais queridas. A verdinha é sempre bem-vinda: como aperitivo, no chocolate, no sorvete, no milk shake…

Originário da Ásia Central, o pistache é uma oleaginosa rica em gorduras boas (gordura monoinsaturada), que podem favorecer a saúde cardiovascular, já que ajudam no controle do colesterol e dos triglicérides. Contém também proteínas, podendo ser incluído na alimentação de pessoas vegetarianas e veganas. Além disso, é fonte de vitaminas A, E e do complexo B, fibras e minerais como manganês, potássio, selênio, fósforo e magnésio; esse último participa de inúmeros processos em nosso organismo, como a adequada entrada de cálcio nos ossos, contração muscular, ação anti-inflamatória e regulação da pressão arterial. Os fitoquímicos encontrados nela, têm propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antivirais e quimiopreventivas.

Um estudo publicado na revista “The New England Journal of Medicine” demonstrou que o consumo diário de cerca de 28g de castanhas em geral (avelã, castanha de caju, pistache…), pode reduzir em 20% o risco de morte, sendo em 29% os riscos de morte por doenças cardiovasculares, e ainda, pode diminuir em 11% o risco de mortalidade por câncer. Mas o ideal é essa castanha estar crua, sem óleo e sem sal para melhor efeito de suas propriedades.

A pistache consegue auxiliar também na detoxificação do organismo, sendo um coadjuvante no tratamento da obesidade, por auxiliar no reequilíbrio orgânico.

Sua coloração verde ocorre devido devido à presença de clorofila, um  antioxidante que pode auxiliar na prevenção de doenças, devido à diminuição dos danos causados pelos radicais livres ao organismo.

Ao consumir, tente optar pela versões sem sal, já que esse em excesso pode causar retenção de líquidos e o aumento da pressão arterial.

A porção ideal é cerca de um copinho descartável de café, que pode ser consumido em algum lanche intermediário, ou mesmo misturado no arroz, de preferencia, integral, no meio de uma salada e onde mais achar que combine.

É um alimento considerado saudável mas, por apresentar alto valor calórico, deve ser consumido com moderação, para não abalar os números da balança. 😉

Vou dar aqui uma receita bacana usando o pistache: 

Sorvete Funcional de Pistache

Sorvete de pistache: hummm…
Créditos da foto: https://goo.gl/CBNZaV

 Ingredientes

  • 2 bananas congeladas (sem a casca)
  • Suco de 1 limão
  • 1 colher de sopa de pistache moído
  • 1 colher de sopa de mel
  • 1 colher de sopa de cacau em pó

Modo de Preparo

Bata todos os ingredientes no mixer ou no processador, pulsando até formar uma mistura homogênea. Leve ao freezer por cerca de 1 hora e consuma em seguida.

Rendimento: 1 porção

 

Matéria escrita pelas nutricionistas da Natue junto com a nutricionista do Elev, Juliana Tomandl Fontes

 

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