Home » Alimentos, Dia-a-dia, Dicas, Mundo Comida, Você Sabia? » Pinoli: Conheça essa Semente Oleaginosa

on ago 2, 18 • por • com Sem Comentários

Pinoli: Conheça essa Semente Oleaginosa

Pin It

De cultivo difícil, o pinoli é uma semente que agrega sabor tanto em pratos doces quanto salgados. É um ingrediente fundamental do autêntico molho pesto.

Pinoli é uma semente extraída do Pinheiro-manso, árvore nativa da região do Mediterrâneo e pertence à família das oleaginosas, assim como as castanhas, as nozes, o amendoim, entre outros.

Ele possui formato ovalado, textura macia, coloração bege. Seu sabor é delicado e tem oleosidade única, características que podem ser acentuadas quando torrados.

Em virtude do seu sabor suave, pode ser utilizado tanto em pratos salgados quanto doces. Na Itália, é muito utilizado em bolos e risotos, além de ser um ingrediente essencial e um toque especial ao molho pesto.

Na gastronomia sírio-libanesa onde é conhecido como snoubar, o pinoli também é figura importante na composição de esfihas, quibes, charutos recheados, sorvetes, bolos, doces, dentre outros pratos.

 

Pinoli: dá um "tchã" em suas preparações

Pinoli: dá um “tchã” em suas preparações

 

Na composição nutricional do pinoli temos a presença de carboidratos; proteínas; gorduras, sobretudo do tipo mono e poli-insaturada; vitamina E; sais minerais como zinco, potássio e magnésio e fibras.

O seu consumo, contribui para a saúde da microbiota intestinal; auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares e no fortalecimento do sistema imunológico.

Um ponto negativo é o seu alto custo, o que se justifica pela dificuldade em se cultivar as pinhas das quais são extraídas essas deliciosas sementinhas.

Assim, apesar de ser saboroso e nutritivo, o pinoli pode ser substituído por nozes, castanha de caju, castanha-do-pará, amêndoa e pistache.

Tags: , , , , , , , ,

Artigos Relacionados


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


« Artigo Anterior

Próximo Artigo »

Scroll to top