Pinhão: A Semente do Sul

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on jun. 15, 14 • por • com Sem Comentários

Pinhão: A Semente do Sul

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Chegou aquela época de friozinho e de festas típicas. Além de diversão e cultura, as festas de junho e julho são sinônimos de alimentos gostosos e, no caso do pinhão, também saudáveis.

 

A nutri Juliana Caputo, colaboradora do nosso blog, fala um pouco sobre os benefícios do pinhão. Veja que delícia e que bacana! 😉

A semente da pinha, tão famosa no sul, também pode ser uma aliada de uma alimentação equilibrada. Perfeita para petiscar ou até mesmo usar sua farinha para fazer pães e massas. O pinhão possui sim, um valor calórico considerável, pois é rica em carboidratos mas, mais importante que isso são as diversas vitaminas e minerais essenciais para nosso organismo que contém nesse pequeno alimento, como vitaminas do complexo B, vitamina E, cálcio, fósforo, manganês, zinco e proteínas.

Alguns destes elementos são importantes na manutenção da nossa saúde cerebral como o zinco e vitaminas do complexo B,  pois estes ajudam a nutrir as células do nosso sistema nervoso central, auxiliando na memória e no raciocínio rápido.

Além disso, estudos recentes apontam o pinhão como um aliado na prevenção do câncer de fígado, devido sua alta concentração de vitamina E, um poderosíssimo antioxidante. A vitamina E ainda afasta problemas oculares e cardíacos, maravilha né?!

Pinhão: gostoso, ótimo para o fígado, para o cérebro, cheio de vitaminas... Eita coisa boa! ;)

Pinhão: gostoso, ótimo para o fígado, para o cérebro, cheio de vitaminas… Eita coisa boa! ;)

 

E os benefício não param por ai. A semente é rica em gorduras mono e poli-insaturadas, aquelas gorduras do bem, que possuem ação anti-inflamatória e protegem coração, artérias e neurônios.

O modo de preparo dele é muito fácil, basta colocar para cozinhar em água e sal, numa panela de pressão. Ah! Para facilitar na hora de descascar, corte as extremidades do pinhão antes de cozinhar. E tente consumir ainda quente, digo morno, pois a casca sai com facilidade. E nada de preguiça de comer essa delícia, hein?! Dá um pouco de trabalho mas, vale a pena pelo sabor e pelos benefícios nutricionais.

O único perigo de consumir pinhão é não saber a hora de parar. Cada semente possui, em média, 20 calorias, sendo assim, 7 sementes por dia é o ideal. Tá, tudo bem, se forem pequenos, pode comer um pouco mais, tá?! Tipo 9 ou 10 unidades. Até porque, um consumo exagerado do alimento pode provocar desconfortos abdominais.

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