Ovos de Páscoa: a Simbologia do Renascimento

Home » Alimentos, Dicas, Você Sabia? » Ovos de Páscoa: a Simbologia do Renascimento

on abr. 14, 17 • por • com Sem Comentários

Ovos de Páscoa: a Simbologia do Renascimento

Pin It

Cheia de simbolismos, a Páscoa é uma data especial na vida dos cristãos.

A Páscoa é uma festa cristã e uma das datas mais importantes entre as culturas ocidentais, e celebra a ressurreição de Cristo desde os primórdios da Igreja. No entanto, algumas simbologias desta data são consideradas adaptações de antigas práticas pagãs, relacionadas com os rituais da chegada da Primavera, a estação das flores.

O ovo simboliza a fertilidade, o renascimento e o início. Segundo a mitologia egípcia, a fênix queima o seu ninho para renascer do ovo que fica. Já os hindus acreditam que o mundo se desenvolveu a partir de um ovo. E na Europa Ocidental, a igreja adaptou diversos costumes pagãos e o ovo, como símbolo de uma nova vida, após o inverno, passou a representar a ressurreição. Os primeiros cristãos da Mesopotâmia tingiram ovos de vermelho imitando o sangue que Cristo derramou durante a sua crucificação e, desta forma, a igreja assumiu esta tradição e tem continuado desde então.

 

Feliz Páscoa!

Feliz Páscoa!

 

Inicialmente, os ovos de Páscoa eram ovos de galinha ou de pata decorados em casa com cores brilhantes, tingidos com corantes vegetais e carvão. Já nos séculos 17 e 18, havia a fabricação de brinquedos em forma de ovo, que eram dados às crianças nesta época do ano. Os primeiros ovos de Páscoa de chocolate, foram criados na Europa no início do século XIX, com o início do desenvolvimento da indústria do cacau. Atualmente, na Bulgária se colore ovos cozidos na quinta-feira Santa; na Bélgica, as crianças fazem ninhos na grama, esperando que o coelho da Páscoa encha-o de ovos; já os americanos promovem a caça aos ovos, que consiste em escondê-los em quintais ou jardins, onde é necessário procurá-los. De uma maneira geral, dar ovos de Páscoa é uma maneira de desejar ao próximo uma nova vida. Por isso, uma nova vida a você.

 

Feliz Páscoa!

 

Texto elaborado pela nutricionista Danielle Miranda

Tags: , ,

Artigos Relacionados


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


« Artigo Anterior

Scroll to top