O Pretinho e suas Propriedades

Home » Alimentos, Dia-a-dia, Dicas, Você Sabia? » O Pretinho e suas Propriedades

on out 5, 16 • por • com Sem Comentários

O Pretinho e suas Propriedades

Pin It

Um belo cafezinho quentinho, seja a hora que for, independente da temperatura, mesmo quando está aquele calor de rachar o coco, é sempre bem-vindo, não é mesmo?!

O café é considerado o queridinho dos brasileiros e todo dia 03 de março, comemora-se o Dia Mundial do Café, de tão importante que ele é. Bom, não sei se sabem, mas ele possui proteína, carboidrato, gordura, cálcio, magnésio, ferro, sódio, potássio, cobre, zinco e a famosa cafeína. Mas você já parou para perguntar quem tem mais cafeína, se é o café expresso ou o filtrado?

Os nutrientes, em geral, são os mesmos nos dois, porém, a cafeína do filtrado é um pouco maior, cerca de 4mg a mais por xícara de 50 ml, isso porque, durante o seu preparo, o café fica maior tempo em contato com a água. Pensou que fosse o expresso por conta de seu sabor mais acentuado, né?! Te peguei, rs.

O cafestol e o kawheol são as gorduras que encontramos no café e só precisamos tomar um pouco de cuidado com ele, em especial, quem tem colesterol elevado, pois contribui para seu aumento, e o expresso faz isso de forma mais intensa do que o filtrado por possuir mais dessas substâncias. Isso porque, no filtrado, essa duplinha fica presa no filtro durante o preparo.

 

Hummm... um cafezinho quentinho acompanhado daquele cheirinho maravilhoso, é sempre bem-vindo! <3

Hummm… um cafezinho quentinho acompanhado daquele cheirinho maravilhoso, é sempre bem-vindo! <3

 

Os maiores benefícios do café se dá pela cafeína. Ele melhora a disposição, afasta a sonolência e o cansaço, além de melhorar a concentração. E alguns estudos mostra uma associação de seu consumo com a prevenção da doença de Parkinson, Alzheimer, cálculos renais, depressão, asma, dor de cabeça, enxaqueca, Diabetes tipo 2 e cirrose alcoólica. Ele ainda age como um termogênico, desde que esteja puro, ou seja, sem açúcar ou adoçante, e assim, acelera o metabolismo, fazendo-o gastar mais calorias, auxiliando no emagrecimento. Além disso, ajuda a mobilizar gordura, armazenada no organismo, sendo um ponto positivo para o emagrecimento. Tem também ação antioxidante, prevenindo o envelhecimento celular.

Quem tem problema estomacal, como náuseas, azia, gastrite e úlcera, deve evitar o seu consumo, assim como quem tem anemia, pois a cafeína diminui a absorção do ferro. Quem sofre de ansiedade, também deve evitar, pois deixa a pessoa ainda mais acelerada. Em caso de taquicardia, hipertensão e insônia, seu consumo deve ser descontinuado.

A quantidade ideal por dia é cerca de 200ml, o equivalente a 4 xícaras de café. Mais que isso, pode te dar taquicardia, insônia ou até mesmo osteoporose, já que a cafeína compete com o cálcio, eliminando-o do organismo. Ah! Um outro detalhe muito importante é que o simples hábito de tomar café após o almoço e o jantar, diminui a absorção das vitaminas e dos minerais que você acabou de comer, sendo assim, um péssimo hábito. Espere, ao menos, uma hora após a refeição, para tomar aquele cafezinho delicioso.

Tags: , , , , , , , , ,

Artigos Relacionados


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


« Artigo Anterior

Próximo Artigo »

Scroll to top