Milho e sua Diversidade

Home » Alimentos » Milho e sua Diversidade

on jul. 8, 13 • por • com Sem Comentários

Milho e sua Diversidade

Pin It

Farinha, fubá, óleo, pamonha, curau, cozido com sal… ele está em todas. Por isso, o milho e sua diversidade.

Segundo dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), apenas 5% de toda a produção nacional tem como finalidade o consumo direto pelo ser humano. A maior parte do volume cultivado é encaminhado para a criação de aves e suínos para o abate.

O Brasil é o terceiro maior produtor do grão no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos, que fazem biocombustível a partir do milho, e para a China. Aqui, temos condições naturais propícias para o cultivo do milho, como a altitude e a qualidade da terra.

Quanto aos nutrientes, é super rico em fibras, essenciais para o bom funcionamento do intestino; vitaminas do complexo B, importantes ao sistema nervoso, ao funcionamento da tireóide e do aparelho reprodutor; vitamina C, indispensável para a absorção do ferro dos alimentos; carotenóides que protegem das doenças oftalmológicas e minerais diversos como cálcio, fósforo, ferro e zinco.

Dependendo do tipo de milho e da forma de preparo, trará benefícios diferenciados à saúde. O milho de pipoca ganha em fibras, mas nada de encher de manteiga, hein?! Já o milho verde, da pamonha, é rico em carotenóides que se transformam em vitamina A. Já o grão branco, da canjica, é forte no quesito ferro. Mas a forma que obtém a melhor qualidade nutricional é cozido.

Milho: delícia e saudável de diversas formas...

Milho: delícia e saudável de diversas formas…

Faz parte do grupo dos carboidratos, junto com o arroz, podendo ser seu substituto, podendo entrar na alimentação todos os dias, seja na forma de salada, refogados, cozidos e até assados.

Na hora da compra, observe se as folhas estão bem verdinhas, vivas, sem machucados e com cabelo marrom escuro. Se caso o milho estiver sem as folhas, observe se a parte inferior da espiga está afilada e macia. Os grãos devem estar em tom de amarelo claro, quase branco pois, quanto mais amarelo, indicam que estão velhos. A espiga de milho, dura, em média, uma semana, mas isso depende um pouco da qualidade da mercadoria.

Tags: , , , ,

Artigos Relacionados


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


« Artigo Anterior

Próximo Artigo »

Scroll to top