Lentilha: Fonte de Saúde

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on dez. 17, 16 • por • com Sem Comentários

Lentilha: Fonte de Saúde

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Elas fazem parte do grupo das leguminosas, junto com o feijão. Acabamos lembrando dela, mais nas festas de final de ano maaas, deveria fazer parte do nosso dia-a-dia.

A lentilha é fonte de proteína, sendo assim, ajuda na formação e no fortalecimento da massa muscular e na cicatrização de ferimentos. Para os vegetarianos ou veganos, acaba sendo uma importante fonte de proteína e deve fazer parte da alimentação diária. Depois da carne, das aves, dos peixes e da soja, as lentilhas são as maiores fontes de proteína.

Uma xícara de lentilha cozida, cerca de 200g, contém cerca de 18g de proteína, 40g de carboidrato, 16g de fibras, e apenas 1g de gordura.

Ela possui ferro mas, para esse mineral conseguir ser absorvido pelo organismo, e assim, afastar a anemia, é necessário consumir junto com algum alimento rico em vitamina C, como o limão, a laranja, o abacaxi, a acerola… Por exemplo, se a lentilha estiver na forma de salada, você pode espremer suco de limão em cima; mas vale acompanhar a refeição também, com um suco cítrico. 😉

Na lentilha, encontramos também o mineral zinco, que tem diversas funções: impede a aceleração do envelhecimento do cérebro, fortalece o sistema imunológico e tem relação com a função de reprodução.

 

Alentilha pode compor diversos pratos deliciosos em nosso dia-a-dia

Alentilha pode compor diversos pratos deliciosos em nosso dia-a-dia

 

 As fibras solúveis e insolúveis também compõe a lentilha, sendo assim, alguns benefícios são alcançados, como o controle do colesterol e, consequentemente, na prevenção das doenças do coração (o magnésio e o ácido fólico da lentilha, também contribuem com a saúde cardiovascular); auxilia no funcionamento intestinal; estabiliza os níveis de açúcar no sangue, sendo ótimo para quem tem Diabetes ou mesmo propensão, resistência à insulina ou mesmo, hipoglicemia; ajuda na questão da saciedade, sendo interessante de ser consumido por quem está em busca do emagrecimento.

A lentilha assim como as outras leguminosas, contém ácido fítico (ácido natural usado pela planta para ela se proteger na lavoura), ficando na camada mais externa do alimento. Esse ácido pode se ligar no trato intestinal ao cálcio, magnésio, cobre, ferro e zinco, bloqueando, parcialmente, a absorção desses minerais. Por isso que precisa deixar de molho por cerca de 8 horas, trocando a água de 2 a 3 vezes, caso contrário, além de prejudicar a absorção dos nutrientes, pode causar alguns efeitos gastrointestinais.

Ela é alcalina, sendo interessante para contrabalancear a acidose metabólica causada nos treinamentos intensos, como no caso do Crossfit. Bora comer mais lentilha? 😉

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