Espinafre: o preferido do Popeye!

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on jul 26, 18 • por • com Sem Comentários

Espinafre: o preferido do Popeye!

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Esse vegetal ficou mais famoso por conta do personagem Popeye, que sempre tinha mais força comendo o espinafre. Bora conhecer suas propriedades. 😉

O espinafre possui diversos nutrientes importantes, como o ácido fólico, imprescindível para o sistema nervoso, em especial, na gravidez; o alto teor de potássio e baixo de sódio, que auxiliam no controle da pressão arterial. Tem também vitamina K, cálcio e fósforo, relevantes na saúde óssea. Possui luteína, bacana para a visão por proteger contra a catarata, além de ferro, vitaminas A e C e antioxidantes, que protegem contra o envelhecimento e doenças, como o câncer.

O nitrato que o espinafre apresenta é ótimo para ajudar na performance dos praticantes de atividade física, uma vez que esse nutriente melhora a perfusão sanguínea, otimizando a oxigenação e nutrição muscular. O glicosinolato auxilia a detoxificar o organismo, isso faz com que o corpo trabalhe melhor, ajudando, inclusive, na perda de peso, no funcionamento do intestino e na eliminação de líquidos (ótimo para quem tem retenção hídrica).

Existe um mito quanto à quantidade de ferro do espinafre, isso porque, num estudo de 1870, faltou uma vírgula no número que indicava o teor desse mineral, e assim, ficou parecendo que tinha dez vez mais ferro do que realmente ele possuía. Somente em 1937, alguns químicos alemães resolveram investigar novamente o espinafre, e então, corrigiram o erro mas, o mito já estava instalado, ainda mais com o surgimento do famoso personagem Popeye. Em suma, o espinafre tem ferro mas, não é considerado uma fonte, e ainda, para ser melhor absorvido pelo corpo, precisa ter uma fonte de vitamina C junto: serve salada temperada com limão, um suco de laranja ou de abacaxi, um molho de tomate…

 

O espinafre é super versátil: vai bem num omelete, numa salada, numa panqueca... e onde vc imaginar! ;)

O espinafre é super versátil: vai bem num omelete, numa salada, numa panqueca… e onde vc imaginar! ;)

 

Tem um outro fator que complica a questão do ferro no espinafre, que é a presença do ácido oxálico, que é considerado um fator “antinutiricional”, já que reduz o valor nutritivo dos alimentos, uma vez que interfere na digestibilidade, absorção e/ou utilização dos nutrientes pelo organismo. Quando ingerido em grandes quantidades, esse ácido pode se tornar perigoso à saúde. Sendo assim, tome cuidado com a quantidade e frequência de consumo do espinafre, mas saiba que se usar ele cozido, refogado ou no vapor, esse ácido consegue ser excretado pela urina.

Crianças e portadores de problemas renais precisam evitar o ácido oxálico, pela maior dificuldade de excretar o mesmo; indivíduos com inflamações gástricas e intestinais também devem evitar a fim de não piorar o grau de lesão e de inflamação. A nível de conhecimento, existem outros alimentos que possuem esse ácido: nozes, cacau, tomate, acelga e folhas de couve-flor, de brócolis e de beterraba.

O espinafre tem baixa caloria e tem ótima qualidade nutricional. Ele cai muito bem com as leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, soja e grão-de-bico), com os tubérculos (batata, mandioca…), com sopas, cremes, arroz, massas, recheios de panquecas, de tortas e de quiches.

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