Desperdício de Alimentos e de Água: a Relação

Home » Alimentos, Dia-a-dia, Você Sabia? » Desperdício de Alimentos e de Água: a Relação

on fev 3, 15 • por • com Sem Comentários

Desperdício de Alimentos e de Água: a Relação

Pin It

A produção de alimentos requer uma grande quantidade de água e, se pensarmos que existe bastante desperdício de alimentos, consequentemente, há um desperdício de água. 

O Banco de Alimentos de Santos, nosso parceiro, elaborou um texto super bacana sobre um assunto muito comum nas conversas atuais: o desperdício de água. Na verdade, a Lucila Matos, que está a frente do Banco, fez uma relação do desperdício de alimento com o desperdício de água e resultou num texto bem interessante, como você pode ver abaixo.

Anualmente, desperdiçamos um volume de 1,3 bilhões de toneladas de alimentos, que causam grandes perdas econômicas, além de um impacto significativo nos recursos naturais.

Segundo estudos do WWF (World Wide Fund for Nature), até 2030, a demanda mundial por energia e por água crescerá 26% e 53%, respectivamente, o que impactará na produção de alimentos, que consome 1/3 da energia primária e 70% da água disponível no planeta para irrigação. No Brasil, esse índice de consumo de água chega a 72%.

A cada ano, no mundo, os alimentos produzidos mas não consumidos, utilizam um volume de água de 250 km3, o equivalente ao fluxo anual do Rio Volga, o maior da Europa, ou a 3 vezes o volume do Lago de Genebra.

No mundo, os maiores contribuintes pelo consumo hídrico gerada pelo desperdício de alimentos, são os cereais e as frutas, com 52% e 18%, respectivamente, ainda que sua contribuição no volume total do desperdício de alimentos seja de 26% e 16%, respectivamente.

Já na América Latina, o elevado nível de desperdício de frutas e de carnes é o principal responsável pela a utilização desnecessária de água, segundo dados da ONU de 2013.

Para ilustrar melhor essa mensagem, dê uma olhada no infográfico do Planeta Sustentável para entender o quanto de água potável é necessária para produzir alguns itens do seu cotidiano.

Olha quanta água gastamos para produzir os alimentos!!!

Olha quanta água gastamos para produzir os alimentos!!!

 

Isso significa que, além das medidas que já estamos adotando para economizar água, temos que evitar o desperdício de alimentos também.

Tags: , , , ,

Artigos Relacionados


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


« Artigo Anterior

Próximo Artigo »

Scroll to top