Conheça o Food Revolution de Jamie Oliver

Home » Dicas, Mundo Comida, Notícias » Conheça o Food Revolution de Jamie Oliver

on maio 17, 13 • por • com Sem Comentários

Conheça o Food Revolution de Jamie Oliver

Pin It

Cook it. Share it. Live it. Essa é a defesa do Food Revolution Day, um movimento criado pelo chef Jamie Oliver, que resumidamente busca reconectar as pessoas através de sua alimentação, educando, capacitando e inspirando pessoas a conhecerem melhor seus alimentos, e dessa maneira ter o controle sobre sua alimentação.

Sempre motivado a extrair o melhor dos alimentos, Jamie Oliver já publicou diversos livros mostrando de maneira simples e objetiva como qualquer pessoa pode dar um “upgrade” em seus pratos.

Na verdade, ele busca e acredita que uma alimentação melhor, começa a partir do conhecimento das ferramentas da cozinha e principalmente do respeito e entendimento do alimento. Conhecendo um pouco da história de Jamie, é possível entender que todo esse movimento sempre acompanhou o grande chef em sua formação e trajetória.

Quem é Jamie Oliver

Conhecido por utilizar alimentos naturais e orgânicos em suas preparações e por seu trabalho recente em mudar hábitos alimentares nas escolas britânicas, James Trevor Oliver nasceu em 27 de maio de 1975 em uma vila chamada Clavering, ao noroeste de Essex na Inglaterra. Clavering fica a 15 quilometros de Londres e seu nome quer dizer “local onde crescem trevos”.

Jamie Oliver

James Trevor Oliver ou como é mais conhecido Jamie Oliver, se interessou desde cedo pelo mundo da alimentação e gastronomia, muito influenciado por seus pais – Trevor e Sally – que comandavam o restaurante The Cricketers em Essex. Aos 16 anos, Jamie terminou seus estudos no Westminster Catering College, em Londres.

Sua história com a televisão começou logo depois de participar de um documentário sobre café, aonde sua participação e desenvoltura chamou a atenção dos produtores da TV que prontamente o convidaram para ter seu próprio programa: o The Naked Chef.

O programa buscava descontruir as preparações e mostrar como qualquer pessoa pode fazer suas preparações como um verdadeiro chef em sua própria casa. O programa também virou um livro, e depois mais um, e hoje Jamie já tem um série de livros publicados.

Em 2010, Jamie Oliver inicia o seu primeiro desafio em um programa de televisão diário chamado “30 minute meal”, que vai ao ar todos os dias 5:30h da tarde. Como não poderia ser diferente, o programa gerou um livro no mesmo ano.

O livro bateu recorde de vendas e foi o livro que se tornou best-seller mais rápido de todos os tempos na Inglaterra, vendendo mais de um milhão de cópias até o natal do mesmo ano. O programa ganhou o prêmio “Best Food Show” por escolha da audiência, em 2011.

Livros do chef Jamie Oliver

O que é o Food Revolution?

Sempre buscando encontrar novas maneiras de combater a obesidade e mudar os hábitos alimentares das pessoas, para que assim vivam mais e melhor, Jamie Oliver teve um premiado programa de tv o Jamie Oliver’s Food Revolution, rebatizado posteriormente como Jamie’s American Food Revolution.

Essa revolução alimentar começou a “fervilhar” dentro de Jamie que novamente rebatiza seu programa como Do something (Faça alguma coisa), e expande o foco para promover a alimentação saudável e melhoria da alimentação em escolas públicas.

O Food Revolution é um movimento que busca capacitar e inspirar todas as pessoas do mundo a selecionar melhor os seus alimentos – e o que estão comendo – , redescobrindo o prazer de cozinhar e reconectando pessoas  com os alimentos, para que entendam que uma vida mais longa e melhor, depende de novos hábitos.

Em fevereiro de 2010, Jamie foi convidado a falar do seu projeto no TED Talks e tudo o que acreditava em sua revolução alimentar para as pessoas.

Food Revolution Day - Jamie Oliver no TED Talk

Entre exemplos de vida e muita emoção que Jamie Oliver abriu seu coração para o mundo sobre suas razões para lutar por uma melhor formação das pessoas em relação a alimentação saudável. “Muito se fala em obesidade, mas não existe um programa de conscientização alimentar.” diz Jamie. Muitos amigos e fãs participaram no telão, dando seu depoimento e ajudando Jamie a contar sua história.

Sua história é emocionante, mas nada foi tão impactante como ver um carrinho de mão carregado de açúcar sendo despejado no chão e formando a montanha do que nós consumimos. Como ele mesmo ressaltou, é preciso conhecer, entender e respeitar a comida.

Assista o Jamie Oliver no TED Talks em fevereiro de 2010 falando sobre o movimento Food Revolution

Food Revolution Day no Brasil

No Brasil o Food Revolution Day, acontece nos dias 17, 18 e 19 de maio com diversos eventos por todo o país.  As ações incluem também uma grande divulgação de toda a blogosfera que fala sobre alimentação saudável e assuntos relacionados.

O objetivo principal desse dia é levar o movimento de slow food para o máximo de pessoas possíveis, mostrando que é preciso cozinhar, compartilhar e vivenciar o seu alimento. Dentre as ações diversas, muitos workshops e cursos de gastronomia buscando capacitar pessoas no manuseio de alimentos e conscientizar a população da importância do conhecimento das propriedades do alimento e do que está se consumindo atualmente.

Sabemos que o dia-a-dia corrido das grandes metrópoles, aliado ao alto custo dos alimentos orgânicos e a praticidade do junk food, são os maiores problemas a serem enfrentados, mas com certeza o conhecimento pode abrir novas portas para que as pessoas entendam a real importância que uma boa alimentação tem no seu organismo.

Food Revolution Day Brasil

 

O movimento vai muito além desses 3 dias, e mais além do que somente no Brasil, Inglaterra ou Estados Unidos. O Food Revolution precisa ser contínuo e precisa muito que você ajude a educar, capacitar e faça parte dele.

 

O desejo de Jamie Oliver

” I wish for everyone to help create a strong, sustainable movement to educate every child about food, inspire families to cook again and  empower people everywhere to fight obesity.”

Jamie Oliver

” Eu desejo que todos ajudem a criar um movimento forte e sustentável para educar todas as crianças sobre alimentação, inspirar as famílias a cozinhar novamente e capacitar pessoas de qualquer lugar na luta contra a obesidade”

Jamie Oliver

E esse foi o apelo final de Jamie Oliver em sua apresentação no TED Talks.

Parece um pequeno passo, mas se essa matéria já despertar a sua curiosidade sobre quem é Jamie Oliver, ou mesmo sobre como cozinhar algo mais saudável e gostoso na sexta a noite, ao invés de pedir uma pizza, todo nosso esforço já valeu a pena.

Cozinhe, compartilhe e vivencie.

Assista ao vivo

Tags: , ,

Artigos Relacionados


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


« Artigo Anterior

Próximo Artigo »

Scroll to top