Como Melhorar sua Alimentação em 2013

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on fev 22, 13 • por • com Sem Comentários

Como Melhorar sua Alimentação em 2013

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Mais um ano se inicia e, como de praxe, fazemos sempre, um flash back do ano anterior para pontuar tudo de bom que aconteceu. Listamos também, as coisas ruins, que nos faz refletir sobre o que podemos melhorar.

No quesito alimentação, podemos pensar: será que frequentei muito fast food? Comi a quantidade certa de frutas, verduras e legumes? Eu me rendi muito fácil aos quitutes da padaria perto do trabalho? Aceitei sempre os bombons oferecidos no escritório?

Trago à vocês, opções saudáveis e práticas a serem inseridas no dia-a-dia de 2013. Vamos lá:

  • Deixe o refrigerante para as festinhas, finais de semana ou ocasiões especiais. Substitua por sucos naturais, chás, ou suchás, sempre adoçados com adoçante, ou ainda, puros;
  • Substitua os alimentos a base de farinha branca, por farinha integral, ou seja, troque seu pão branco por pão integral, macarrão e bolachas tradicionais pela versão integral, arroz branco por arroz integral, etc;
  • Prefira doces a base de frutas, como o creme de papaya, merengue de morango, bananada, etc. No caso de sorvete, opte pelos que são a base de água, conhecidos como sorbet, como segunda opção, fique com o de iogurte;
  • Substitua o açúcar refinado por adoçante ou, se não gostar desse, por açúcar orgânico ou mascavo;
  • Ao adquirir queijos, dê preferência, aos brancos, como a ricota, o cottage e o queijo minas, pois possuem uma quantidade menor de gordura. No caso de requeijão e de cream cheese, escolha a versão light;
  • Iogurtes e leite sempre desnatados ou, no máximo, semi-desnatado;

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  • Inicie a refeição sempre com as saladas pois, além de ser rica em vitaminas e minerais, possuem fibras que proporcionam saciedade, e assim, faz você não comer tanto do prato principal;
  • Deixe sempre uma garrafinha, caneca ou copo de água ao seu alcance para ir tomando ao longo do dia, mesmo sem ter sede. Ela vai te ajudar a fazer seu organismo funcionar direitinho, inclusive o intestino;
  • Mastigue bem os alimentos, em especial, os que são bem calóricos, para dar tempo de dar a sensação de saciedade. O ideal é mastigar cerca de 20 vezes o alimento antes de ingerir;
  • Se alimente sempre num lugar tranquilo e nunca assistindo TV ou lendo livro, revista ou jornal;
  • Coma de 5 a 6 refeições por dia, ou seja, a cada 3 ou 4 horas, mantendo assim, o metabolismo sempre ativo, além de diminuir a fome, o que evita os ataques de loucura nos alimentos.

 

Essas são apenas algumas dicas simples, mas eficazes.

Aproveito para desejar à todos um FELIZ ANO NOVO, repleto de muita paz, amor, saúde, realizações e sucesso. Espero também que seja um ano mais saudável, cheio de frutas, legumes e verduras!!!

 

Beijocas saudáveis,

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