Como escolher corretamente o ponto da carne vermelha?

Home » Dicas, Mundo Comida, Você Sabia? » Como escolher corretamente o ponto da carne vermelha?

on jun 18, 13 • por • com Sem Comentários

Como escolher corretamente o ponto da carne vermelha?

Pin It

Rico em nutrientes, com substâncias fundamentais para o crescimento e desenvolvimento humano, a carne vermelha faz parte do prato do brasileiro. Mas qual ponto da carne devo pedir?

Quando pedimos carne em um restaurante, normalmente escutamos a clássica pergunta:

– Qual ponto da carne você quer seu bife, senhora/senhor?

E logo pensamos em um desses três: mal passada, ao ponto ou bem passada! Mas você sabia que há mais alguns outros pontos?

Dá uma olhadinha no infográfico que fizemos para você entender melhor:

Como Escolher o Ponto da Carne?

Bom, voltando a falar dos pontos… o que esses importam na minha saúde?

Tanto a carne mal passada quanto a carne muito passada podem apresentar perigos à saúde.

A carne quando consumida mal passada, pode estar contaminada e cheia de bactérias que sem o cozimento ideal vão continuar no alimento e podem resultar em infecções perigosas ao seu organismo.

Já a carne muito passada, que apresenta crosta queimada, também pode ser prejudicial. O estudo realizado pelo Instituto Norueguês de Saúde Pública, aponta que o consumo da crosta queimada da carne pode aumentar consideravelmente o risco de um câncer.

Conversamos com o chef de cozinha Fábio Barbosa que atualmente comanda a cozinha do La Mar e ele nos deu umas diquinhas preciosas sobre a carne. Ele disse que existe uma técnica chamada “rest”, que significa descansar a carne antes de servir. Mas sabe o motivo de se proceder assim?

Bom, a carne quando está em temperatura elevada, se contrai e o sangue vai sendo comprimido no centro. Se você retirar a carne do fogo e cortar imediatamente, além dela estar “tensa”, ou seja, mais dura, todo o sangue do centro escorre. Agora se você descansar a carne por um tempo, e ressalta-se que esse tempo muda de acordo com o tamanho da peça, ela relaxa, o sangue do centro se espalha pelo restante da carne e, com isso, ela vai estar mais macia e com um aspecto rosado quando cortada, e o sangue não escorre.

Não é preciso deixar a carne de lado na sua alimentação, a dica é: vá sempre de bem passado, sem torrar, claro. E não esqueça de dar um tempinho antes de sair cortando a carne, hein?!

Embed This Image On Your Site (copy code below):

Tags: , ,

Artigos Relacionados


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


« Artigo Anterior

Próximo Artigo »

Scroll to top