Chocolate ao leite, amargo ou branco, qual o melhor para a saúde?

Home » Alimentos, Dicas » Chocolate ao leite, amargo ou branco, qual o melhor para a saúde?

on jun. 20, 12 • por • com Sem Comentários

Chocolate ao leite, amargo ou branco, qual o melhor para a saúde?

Pin It

Você já deve ter ouvido falar sobre os benefícios do chocolate, mas será que qualquer chocolate é capaz de fazer bem à saúde?

Estudos indicam que o chocolate pode neutralizar os radicais livres, os “bichinhos” responsáveis pelo envelhecimento, diminuir as concentrações do colesterol ruim e aumentar o colesterol bom, além de reduzir a pressão sanguínea, contribuindo para a prevenção de doenças do coração. Além disso, o seu consumo proporciona sensação de prazer, controla a compulsão alimentar e a ansiedade, reduz a sensação de dor, relaxa e até melhora o sono.

Chocolate ao leite, amargo ou branco. Qual você escolhe para a sua saúde?

Porém, vale lembrar que todos esses efeitos benéficos são atribuídos ao chocolate amargo, que contém uma maior concentração de cacau associada à menores teores de açúcar e gordura. O chocolate ao leite possui grande quantidade de açúcar e de gordura, sendo seus efeitos positivos beeeeeeeeeeeem menores. Quanto maior a quantidade de cacau, menor o desejo de comer açúcar,daí mais um motivo para dar preferência ao chocolate amargo.

Ainda sobre o chocolate, é válido ressaltar que o diet possui uma redução insignificante de carboidratos (açúcares) e, portanto, maior quantidade de gordura (acrescentado em maior quantidade para se alcançar a textura do chocolate), não sendo uma opção saudável nem mesmo aos portadores de Diabetes.

Uma vez, ganhei um chocolate diet de um colega de trabalho, ele comprou para toda a gerência mas, pra mim, comprou diet por eu ser nutricionista, acreditam??? Hahahahaha… mal sabe ele queo diet é ainda pior pois, como falei, tem mais gordura e a diferença da quantidade de açúcar entre o tradicional e o diet é de cerca de 2g, ou seja, é insignificante.

O chocolate branco é uma delícia mas, possui mais gordura do que o ao leite.

Portanto, sempre que possível, escolha o chocolate amargo. A segunda melhor opção é o ao leite e, em terceiro lugar, ficao chocolate branco!

Hmmm! Que vontade de comer um chocolatizinho… vou investir numa barrinha amarga!

Abracinhos,
Dra. Juliana Tomandl Fontes

Tags: , , , , ,

Artigos Relacionados


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


« Artigo Anterior

Próximo Artigo »

Scroll to top