Chás: seus Benefícios e Quando Tomar

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on set. 20, 15 • por • com Sem Comentários

Chás: seus Benefícios e Quando Tomar

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 Um chá é sempre bem-vindo, seja num dia quente ou num dia frio! Vamos ver seus benefícios para saber em quais situações tomar.

O consumo de chá no mundo perde apenas para a água. Eles ajudam a hidratar o corpo e ainda podem oferecer muitos benefícios à saúde. Mas, qual é o melhor momento para tomá-los? Qualquer pessoa pode consumir chá? Para responder a essas perguntas, confira nossa seleção dos melhores chás e o que eles podem fazer para a sua saúde e bem-estar.

Existem diferentes tipos de chá, cada um com uma propriedade específica, entre elas: digestiva, calmante, diurética, anti-inflamatória e antioxidante. Alguns contém cafeína, por isso, não são indicados para serem tomados após as 18h para não prejudicar o sono.

Chás para tomar durante o dia

– Chá verde: rico em polifenóis, como as catequinas, que podem ajudar a diminuir a gordura corporal, por isso, essa bebida é muito associada à perda de peso. O chá verde também tem ação antioxidante e termogênica, sendo interessante para a prática de exercícios físicos. Por conter cafeína, não é indicado para pessoas com hipertensão. Além disso, o recomendado é não tomá-lo à noite para não prejudicar o sono.

– Chá preto: é um dos mais consumidos no mundo e deriva da mesma planta que o chá verde, a Camellia sinesis. Possui sabor amargo e maior concentração de cafeína e antioxidantes comparado ao chá verde. Associado a hábitos de vida saudáveis, o chá preto pode ajudar a controlar os níveis de colesterol.

– Chá de hibisco: muito conhecido por sua ação diurética, o chá de hibisco é rico em flavonoides e pode atuar como antioxidante, combatendo os radicais livres que provocam o envelhecimento celular.

Chás para tomar à noite

– Chá de camomila: possui efeito antioxidante e anti-inflamatório e é muito indicado como um chá calmante, podendo favorecer boas noites de sono. Além disso, o chá de camomila ajuda a melhorar a digestão.

– Chá de melissa: considerada um fitoterápico, a melissa tem ação calmante, ajudando a promover relaxamento e sensação de bem-estar. Também é indicada para amenizar dores e cólicas, já que possui ação antiespasmódica – inibe a contração dos músculos do útero, estômago e intestino.

– Chá de alecrim: muito utilizado como tempero, o alecrim também rende um chá com diversas propriedades benéficas à saúde. Melhora casos de má digestão e dores de cabeça, ajuda a combater a tosse e tem ação antioxidante e diurética.

– Chá de maracujá: o maracujá é um importante fitoterápico indicado como calmante natural, podendo ser um ótimo aliado no combate à insônia e à ansiedade.

 

Um chazinho sempre cai bem!!! =)

Um chazinho sempre cai bem!!! =)

 

Como preparar o chá

A preparação do chá é muito simples: aqueça 1 xícara de chá de água e desligue o fogo assim que começar a ebulição. Despeje a água sobre a erva e deixe em infusão por pelo menos 10 minutos.

Caso você prefira fazer o chá de manhã para consumir ao longo do dia, o ideal é que não passe de 6 horas após a sua preparação para não perder as suas propriedades. Opte sempre por armazená-lo em garrafa térmica ou recipientes de vidro e evite os de plástico.

Dica: as ervas podem interferir na biodisponibilidade de nutrientes, sendo assim, consuma o chá entre as principais refeições.

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