Canela: Rica Especiaria

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on maio 10, 16 • por • com Sem Comentários

Canela: Rica Especiaria

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Ela tem diversos pontos positivos para a saúde! Vamos conhecer?! Vai valer a pena…

A caneleira é uma pequena árvore de 10 a 15 metros de altura, sendo nativa do Sri Lanka, no sul da Ásia. Suas folhas têm formato oval-longo, com 7 a 18 centímetros de comprimento. As flores nascem em pequenos maços, são esverdeadas e possuem um odor diferente. A fruta é arroxeada e bem pequena, com cerca de 1 centímetro, produz uma única semente. A canela é obtida da parte interna da casca do tronco.

A canela é famosinha por ser termogênica, uma vez que aumenta a temperatura corporal, ajudando na queima de gordura, quando associado à um plano alimentar saudável e à prática regular de atividade física. Mas ela tem outras propriedades importantes, como atrasar o esvaziamento gástrico, ajudando a segurar mais a fome no decorrer do dia, evitando os picos de ansiedade e da vontade de consumir carboidratos, por isso, acaba auxiliando na vontade de comer doce.

Diversos estudos têm mostrado um papel bem interessante dessa especiaria na resistência à insulina (que levaria ao Diabetes), na inflamação e na obesidade. A canela ajuda na manutenção dos níveis de açúcar no sangue, controlando a fome, impactando positivamente na alimentação das pessoas, em especial, para quem busca o emagrecimento (por conta da saciedade), e para os portadores de Diabetes ou mesmo para quem está pré-diabético ou com a glicemia mais elevada.

 

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Uma pesquisa feita com ratos obesos conseguiu mostrar que a canela age contra o LDL, o colesterol ruim. Ela possui também algumas propriedades que contribuem com a beleza da pele, já que espanta o envelhecimento precoce! Possui também propriedades bactericidas, previne o câncer, diminui a candidíase, além de amenizar as dores articulares causada pela artrite reumatóide. Uma boa estratégia também, é usar canela no pré-treino, uma vez que ela aumenta a produção de óxido nítrico, melhorando o rendimento, top, hein?!

Existe canela em pó, em pau e em lascas e todas tem esses efeitos benéficos mas, quanto mais subdividida, mais substâncias são perdidas. O que direciona o uso é o tipo de preparação, visando facilitar a aplicação. Em preparações líquidas, use a canela em pau ou em lascas, já nas preparações sólidas, usar a canela em pó.

Ela é versátil, combina com itens alimentícios doces ou salgados. Vai bem polvilhado no café, sobre frutas in natura ou assadas, no molho de tomate, na abóbora cozida ou assada, em alguma vitamina, shake ou smoothie, para temperar carnes, em massas de bolos e tortas, em pavês, na composição de um chá… Mas saiba que a melhor forma de se obter os benefícios da canela é fazendo um chá com infusão da sua forma em pau, fervendo por 10 minutos e abafando por mais 5 minutos. 😉

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