Cacau: é um Super Alimento

Home » Alimentos, Dia-a-dia, Dicas » Cacau: é um Super Alimento

on mar 8, 16 • por • com Sem Comentários

Cacau: é um Super Alimento

Pin It

Chocolate é uma paixão mundial, não podemos negar! Sua base é o cacau, que tem inúmeros benefícios para a nossa saúde; vamos conhecer!

O cacau é originário da América Central, no Brasil, chegou no século XVIII. É mais facilmente cultivado na Bahia e em alguns estados nordestinos. O interessante é que quase tudo do fruto é aproveitado: a casca é utilizada para artesanato, a polpa é usada na fabricação de sorvetes e doces e as sementes são torradas e trituradas em pedaços (nibs) ou em pó (cacau em pó). Esse último que se transforma no chocolate que conhecemos. Tem sabor amargo mas carrega com ele, diversas propriedades do bem!

Tantos benefícios que ele possui que é considerado um alimento funcional. As suas sementes são ricas em compostos bioativos com propriedade antioxidante – importante para neutralizar os efeitos dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce e maior risco para o desenvolvimento de doenças. Esse fruto é fonte de vitaminas C e E, cálcio, ferro, fósforo, potássio, fibras, gorduras do bem e cafeína.

 

Uma alternativa boa é trocar o achocolatado, cheio de açúcar, pelo cacau em pó! ;)

Uma alternativa boa é trocar o achocolatado, cheio de açúcar, pelo cacau em pó! ;)

 

Alguns de seus benefícios:

  • Ajuda na saúde do coração, uma vez que contribui para a redução do colesterol ruim (LDL) e aumento do colesterol  bom (HDL);
  • Colabora no aumento da sensação de bem-estar e de relaxamento;
  • Por ajudar na liberação de endorfina e de serotonina, contribui com a disposição mental, impactando diretamente no bom humor, e ainda na melhora de quadros de depressão;
  • Aumenta a vasodilatação, contribuindo com o rendimento esportivo, já que os nutrientes chegam com mais facilidade ao músculo; isso torna o exercício menos cansativo;
  • Auxilia na melhorar da ação da insulina, diminuindo o risco de desenvolvimento de Diabetes;
  • Normaliza a pressão sanguínea, uma vez que atua na melhora da capacidade de dilatação das artérias, potencializando a circulação sanguínea;
  • Age como filtro solar natural se consumido regularmente, protegendo a pele do envelhecimento precoce e do câncer de pele.

É importante ressaltar que essas vantagens só são obtidas com a ingestão do cacau, não adianta consumir o chocolate ao leite e achar que está arrasando porque não está! Por isso, o ideal é adquirir chocolates com altas concentrações de cacau, no mínimo, 70% de cacau; quanto mais cacau, melhor é para sua saúde!

Existem diversas opções no mercado de chocolate em barra, dele na forma de nibs ou em pó, podendo compor granolas, iogurtes, frutas, panquecas, tapioca, vitaminas, bolos, mousses, tortas ou outras preparações. Sendo assim, você consegue incluir ele em seu dia-a-dia, seja como lanchinho intermediário, seja como sobremesa ou seja como você inventar!

Não há contraindicação para seu consumo, desde que não haja sensibilidade aos seus componentes. E apesar dos seus benefícios, é preciso cautela. O excesso de cacau pode causar diarreia. Sua ingestão deve ser moderada e aliada com hábitos de vida saudáveis, que inclui uma alimentação equilibrada e a prática regular de exercícios físicos.

Tags: , , , , , , , ,

Artigos Relacionados


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


« Artigo Anterior

Próximo Artigo »

Scroll to top