Brócolis: um Aliado à sua Saúde

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Brócolis: um Aliado à sua Saúde

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O poderoso brócolis, cheio de fitoquímicos e benefícios.

O brócolis pertence à família dos vegetais crucíferos, grupo que também inclui a couve, a couve-flor, o nabo e rabanete. Sua cor verde escura, bem característica, é em decorrência da clorofila, um nutriente capaz de prevenir a anemia, além de apresentar um bom efeito antioxidante ao nosso organismo.

A presença de isotiocianatos e os indóis, dois fitoquímicos que são potentes ativadores das enzimas que detoxificam o nosso organismo, auxiliam o fígado a transformar e eliminar substâncias que podem ser tóxicas ao nosso corpo. Estas mesmas substâncias também apresentam efeitos positivos na prevenção de diversos tipos de câncer, por inibir a progressão de tumores. Apresenta um alto teor de ácido fólico, uma vitamina essencial para a redução da homocisteína, uma proteína presente em nosso sangue que em excesso pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares.

Esse verdinho deveria fazer parte da sua alimentação, com frequência! ;)

Esse verdinho deveria fazer parte da sua alimentação, com frequência! ;)

Apresenta vitamina K em sua composição, que em estudos recentes, vem sendo demonstrada como uma vitamina essencial para a saúde dos nossos ossos. Os antioxidantes do brócolis estimulam o sistema imunológico, contribuem para a saúde dos nossos olhos, devido a presença de zeaxantina, além de prevenirem doenças como obesidade, diabetes tipo 2 e doenças neurodegenerativas. É rico em magnésio, um mineral essencial na formação da massa óssea, além de participar ativamente da produção de serotonina, um hormônio responsável pela sensação de bem estar. Vale ressaltar que, a serotonina costuma apresentar baixos níveis durante o período pré-menstrual, então mulherada, dá-lhe brócolis! Além disso, seu baixo teor calórico (aproximadamente 30 calorias em 100 g) é uma vantagem para as dietas de perda de peso.

Pode ser consumido frio ou quente, refogado, como um creme ou na salada. Suas folhas também podem ser consumidas, substituindo a couve no suco verde ou refogadas com bastante alho, assim você enriquece o seu prato e diminui o desperdício.

Texto elaborado pela nutricionista Danielle Miranda.

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