BCAA: O que é isso?

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on maio 22, 14 • por • com Sem Comentários

BCAA: O que é isso?

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Na academia ou mesmo entre os atletas, é super comum ouvir sobre o BCAA mas, que raios de suplementos é esse?

 

A nutri querida, Gisele Lima, preparou um post bem bacana sobre o assunto para nós. Veja abaixo e boa leitura.

BCAA é a sigla para Branched Chain Amino Acids que, em português, significa Aminoácidos de Cadeia Ramificada (AACRA). Os aminoácidos de cadeia ramificada são leucina, valina e isoleucina. Esses três, são alguns dos aminoácidos que nosso corpo não produz, por isso são chamados de aminoácidos essenciais, ou seja, é essencial que sejam ingeridos, através da alimentação, no dia-a-dia. Podem ser facilmente encontrados em alimentos de origem animal, como as carnes.

Os aminoácidos essenciais são indispensáveis para a manutenção e crescimento dos músculos, e auxiliam na prevenção de lesões que são causadas nos músculos devido à prática do exercício físico. Quando praticamos alguma atividade física, a quantidade de aminoácidos na circulação diminui bastante, resultando, muitas vezes, naquele cansaço durante a atividade física. Sabe por que isso acontece? Quando não temos aminoácidos disponíveis para serem usados na corrente sanguínea, nosso corpo vai lá nos nossos músculos e retira um pouco do aminoácido para ser usado como fonte de energia. O resultado? Perda muscular ou o não crescimento dos músculos.

Por isso os esportistas (praticantes de atividade física) e os atletas (que praticam algum exercício com o objetivo de competição) necessitam de uma ingestão um pouco maior deles, a fim de melhorar o ganho e manutenção de músculos, melhorando seu desempenho e resistência.

 

BCAA ajuda no desempenho e na resistência para a execução do exercício físico, além de evitar a perda de massa muscular.

BCAA ajuda no desempenho e na resistência para a execução do exercício físico, além de evitar a perda de massa muscular.

 

Se por algum motivo você não puder ou mesmo não dar conta de consumir carnes na sua dieta habitual, ou é realmente um atleta, ou um grande esportista bem ativo e seu nutricionista recomendou uma ingestão maior de aminoácidos, saiba que devem ser ingeridos antes e logo após o treino. Antes do treino para suprir a quantidade de energia que será gasta durante os exercícios e, logo após o treino, para evitar o catabolismo muscular e repor rapidamente a perda de BCAAs.

Podem ser consumidos na forma de cápsula, comprimido, tablete ou na forma líquida. É importante prestar bastante atenção na dose recomendada e na proporção desses aminoácidos nos rótulos dos fabricantes. O ideal é que a proporção seja de 2:1:1. Ou seja, a quantidade de leucina deve ser o dobro da quantidade de isoleucina e valina. Sua recomendação diária é de 5 g a 8 g (total dos três aminoácidos) dependendo das necessidades individuais.

Um BCAA bacana é da marca própria do Mundo Verde, viu?! E tem sempre uma loja pertinho de você, o que super facilita e vida, né?!

 

Esse é o BCAA da marca Mundo Verde! =)

Esse é o BCAA da marca Mundo Verde! =)

 

Só tente tomar esse suplemento com a orientação de um profissional habilitado, como uma nutri. 😉

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