Batata Doce: seus Benefícios para a Saúde e para o Exercício Físico

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Batata Doce: seus Benefícios para a Saúde e para o Exercício Físico

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 Fala-se e usa-se muito, hoje em dia, a batata doce, em especial, pelos praticantes de atividade física. Vamos entender o motivo. 

A batata-doce é um alimento bastante utilizado por frequentadores de academia, com o objetivo de auxiliar na definição e no ganho de massa muscular. Normalmente, é consumida com frango, formando uma dupla perfeita, pois a batata-doce fornece a energia que o corpo precisa durante o exercício e o frango, por ser fonte de aminoácidos essenciais, se torna uma ótima fonte de matéria-prima na construção dos músculos.

Ela é rica em carboidrato de baixo índice glicêmico, ou seja, é absorvida gradativamente pelo organismo disponibilizando açúcar para as células de forma lenta e contínua que, por sua vez, também estimula a queima de ácidos graxos livres presente na circulação sanguínea, tornando-se um alimento interessante para consumir no pré-treino. Por ser rica em fibras, mantém a sensação de saciedade por mais tempo, por isso a batata-doce também pode ajudar no emagrecimento.

Para servir de pré-treino, a batata-doce deve ser ingerida de 1 hora a 1 hora e meia antes do exercício, para dar tempo de o corpo digerir e disponibilizar os nutrientes na corrente sanguínea para as células utilizarem como fonte de energia. O consumo desse tipo carboidratos antes do treino, ajuda a preservar o glicogênio durante a atividade física, mantendo a performance por mais tempo. O glicogênio é o principal estoque de energia do organismo.

Quando o alimento que ingerimos é quebrado em açúcar e absorvido pelo corpo, é usado para reabastecer os estoques de glicogênio (energia) que é armazenado no fígado e nos músculos. Na atividade física, o glicogênio é usado como principal fonte de energia para o músculo, por isso é essencial a reposição desses estoques antes do exercício.

 

Batata doce assada com casca servido com pesto é uma bela alternativa de consumo dessa batata. ;)

Batata doce assada com casca servido com pesto é uma bela alternativa de consumo dessa batata. ;)

 

São vários os benefícios da batata-doce para a saúde. Veja os principais nutrientes que ela oferece:

Vitamina A: ajuda na manutenção das unhas, cabelos e saúde dos olhos, auxilia na formação das células de defesa, mantém os ossos e os dentes saudáveis e está associada com a prevenção de câncer.

Vitamina C: ao praticar atividade física, o corpo libera radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce das células. A vitamina C, por ser um potente antioxidante, consegue neutralizar a ação desses radicais livres e também é fundamental na síntese do colágeno.

Vitaminas do complexo B: são responsáveis pela manutenção do sistema imunológico e formação de células do sangue. Também estão presentes nas células do sistema nervoso, ajudando na transmissão dos impulsos nervosos.

Fósforo: ajuda a formar e manter ossos e dentes, melhora a disposição corporal e auxilia no metabolismo das proteínas e da glicose.

Fibras: tem importante função na formação de fezes, tornando-as mais hidratadas e moles, contribuindo para o bom funcionamento do intestino.

Como a batata-doce é um ótimo alimento pré-treino, muitas pessoas abusam desse tubérculo. Mesmo sendo um alimento com várias propriedades nutricionais, ela não supre toda a demanda de nutrientes que o nosso organismo precisa. Manter uma dieta monótona e pobre em nutrientes essenciais com certeza irá prejudicar na hora de fazer exercícios. Precisamos de uma dieta rica em nutrientes, ou seja, uma dieta diversificada, colorida e equilibrada. Por isso é importante usar, além da batata-doce, outros alimentos de baixo índice glicêmico no pré-treino, como mandioca, inhame, arroz integral e farelo de aveia, entre outros. Além de consumir fontes de carboidratos e proteínas, não se esqueça de ingerir frutas, legumes e verduras para oferecer uma quantidade maior de vitaminas e minerais ao organismo.

 

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