Aventuras de um barman na Espanha [entrevista]

Home » Dicas, Nutri Entrevista » Aventuras de um barman na Espanha [entrevista]

on nov 26, 12 • por • com Sem Comentários

Aventuras de um barman na Espanha [entrevista]

Pin It

Iniciando mais uma coluna dentro do ELEV, entrevistamos Leonardo Santana de Carvalho, brasileiro, que morava em São Paulo e trabalhava como barman quando resolveu se aventurar em Barcelona, na Espanha.

Foi para lá em 01/07/2010, com o intuito de começar um novo caminho de conhecimento cultural e gastronômico. Convidei-o para uma entrevista para conhecermos um pouco mais sobre a cultura alimentar desse país.

 

ELEV: Sabemos que o prato típico da Espanha é a Paella, mas gostaríamos de saber quais os principais/alimentos consumidos pelos espanhóis. Quais são?

Léo: Os espanhóis comem muito embutidos, como salames de vários tipos e lingüiças das mais variadas, porém, o jamón é o mais comum de ser consumido. Os frutos do mar são divinamente preparados a “la plancha” com azeite e sal. O pão sempre acompanha tudo, seja os bocadillos (sanduíches) ou as refeições.

 

ELEV: É verdade que a sesta é obrigatória e que dura de 3 a 4 horas? O que você acha desse hábito? Considera um ponto positivo para a qualidade de vida?

Léo: Sim, é verdade. A sesta é obrigatória a todos, sempre!!! Eu particularmente acho sensacional e gostaria de adotar este estilo de vida “europeu”.

 

ELEV: O que é a famosa pata negra consumida pelos espanhóis? O sabor é semelhante a algum alimento conhecido por nós brasileiros?

Léo: A pata negra é uma coisa deliciosa, nada mais é, que a pata do porco, pendurada e maturada a seu tempo e cortada em fatias no momento da compra. É semelhante ao presunto de Parma.

 

ELEV: Qual alimento/preparação espanhol você considera irresistível?

Léo: A “paella”.

 

ELEV: O café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar são compostos por quais alimentos/preparações? Conte-nos um pouco sobre cada refeição.

Léo: O café da manha espanhol se assemelha ao café dos brasileiros, com iogurte, pão, leite e café. No almoço pode variar, desde os bocadillos (sanduíches) até uma salada ou uma massa. A noite, os espanhóis normalmente gostam de jantar uma tortilla (omelete de batatas e cebola) com salada, ou uma massa ou algum pescado.

 

ELEV: O consumo de frutas, legumes e verduras é freqüente no dia-a-dia?

Léo: Esses alimentos são bem freqüentes, mas percebo que custa um pouco caro, mesmo assim, é bem consumido.

 

ELEV: Qual bebida é mais consumida pelas pessoas em Barcelona?

Léo: Há vários tipos! Bom, se for começar pelos bares e pubs a cerveja é campeã ou o famoso pint irlandês. Pela rua sempre se encontra pessoas vendendo cervejas e, às vezes até mojito, que por sinal é bem consumido por aqui também. A sangria esta por toda parte também, já que é tradição espanhola. Os jovens gostam de beber vinho com coca-cola, ou alguma outra bebida, mas que contenha álcool.

 

ELEV: Você considera saudáveis os hábitos alimentares dos espanhóis?

Léo: Creio que sim.

 

ELEV: Eles praticam regularmente alguma atividade física? Quais atividades mais praticam?

Léo: Bom, na Espanha como um todo eu não sei, mas em Barcelona, se anda bastante de bicicleta ou mesmo a pé. Na praia, é bastante comum o futebol, o vôlei e o futvôlei.

 

ELEV: Se você pudesse deixar uma mensagem para os Brasileiros, qual seria?

Léo: Brasileiros, nossa educação é muito boa, apesar de muito pensarem que não. Sabemos a necessidade de ajuda ao próximo e da correria que temos para buscar um emprego. Não desistimos nunca!!!

Tags: , ,

Artigos Relacionados


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


« Artigo Anterior

Próximo Artigo »

Scroll to top