Atividade Física: Por que Praticar?

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on maio 15, 19 • por • com Sem Comentários

Atividade Física: Por que Praticar?

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A prática de atividade física é benéfica para a saúde de indivíduos de todas as faixas etárias e se constitui em um dos pilares para uma vida equilibrada.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que um em cada cinco adultos e quatro em cada cinco adolescentes (11 a 17 anos) não praticam atividade física suficiente e, por isto, a organização lançou um Plano de Ação Global para estimular a atividade física e reduzir os níveis de sedentarismo em 15% até 2030.

O ideal é praticar ao menos 150 minutos de exercícios por semana, que podem ser divididos em 30 minutos por dia, cinco vezes na semana.

Manter-se ativo regularmente é importante por inúmeros motivos, tais como:

  1. Alivia o estresse;
  2. Auxilia no controle de peso;
  3. Contribui para a saúde mental;
  4. Melhora a circulação sanguínea;
  5. Fortalece o sistema imunológico;
  6. Previne doenças como diabetes e hipertensão;
  7. Diminui o risco de infarto e acidente vascular cerebral;
  8. Reduz o risco para o desenvolvimento de câncer como o de mama, colo do útero, pulmão e estômago.

 

Correndo

 

No caso das crianças, além da prevenção de doenças os exercícios físicos também contribuem para o desenvolvimento motor e cognitivo e, no caso das atividades em grupo, para a socialização.

Os idosos também se beneficiam da prática, que nesta faixa etária auxilia na melhora da força muscular e nos movimentos corporais, reduzindo o risco de quedas; contribui para o aumento do apetite e redução de dores; aumenta a autoestima, o bem-estar físico e emocional e favorece a interação social.

São tantas as opções disponíveis que fica difícil dizer que não pratica atividade física porque não gosta. Só para citar algumas, temos: pilates, caminhada, crossfit, treino funcional, musculação, natação, artes marciais, esportes com bola (tênis, vôlei, basquete, futebol), balé, dança…

Escolha a modalidade ou as modalidades que mais lhe agradam e lhe proporcionem bem-estar, dessa forma fica mais fácil de incorporar e manter a prática da atividade física em sua rotina.

O fundamental é colocar o corpo em movimento, mas não se esqueça dos outros pilares da boa saúde: alimentação saudável, sono adequado, manejo do estresse e equilíbrio mental.

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