Alimentos que Contribuem para o Colesterol Alto

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on dez. 8, 15 • por • com Sem Comentários

Alimentos que Contribuem para o Colesterol Alto

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Muitos falam em colesterol mas, vamos entender melhor sobre o assunto! 😉

Ao contrário do que muita gente acredita, o colesterol é uma gordura essencial para o bom funcionamento do organismo, pois é utilizado como componente estrutural das membranas das células, além de estar presente no cérebro, nervos, músculos, fígado e pele, entre outros.

O colesterol também participa da formação de hormônios (principalmente os hormônios sexuais) e sais biliares, responsáveis pela digestão de gorduras. Por ser tão importante, a maior parte do colesterol é produzido pelo nosso organismo, cerca de 70%, e o restante é obtido através da alimentação.

Como não pode ser dissolvido na corrente sanguínea, o colesterol precisa ser transportado pelo organismo com ajuda de duas lipoproteínas:

HDL (conhecido como “bom” colesterol): é responsável por retirar o excesso de colesterol da corrente sanguínea e transportar para o fígado, esse processo é chamado de transporte reverso do colesterol, reduzindo os riscos de doenças cardiovasculares.

LDL (também chamado de “mau” colesterol): distribui o colesterol para os tecidos, porém em excesso pode se acumular nas artérias aumentando o risco de doenças cardiovasculares e trombos.

 

Carne Churrasco

Encontramos o colesterol na gordura aparente das carnes…

 

Como é possível perceber, o colesterol é muito importante para a saúde, mas seu excesso torna-se muito prejudicial e seu aumento está relacionado principalmente a falta de atividade física e má alimentação. Como não apresenta sintomas, o ideal é fazer controle através de exames com o acompanhamento de um médico ou nutricionista.

Os alimentos que mais influenciam no aumento do colesterol são aqueles ricos em gorduras, como aves com a pele, carnes com gorduras aparentes, bacon, frituras, embutidos, queijos amarelos, doces em geral e creme de leite.

Para prevenir o aumento do colesterol, utilize fontes de gorduras boas, como azeite de oliva e abacate, além de cereais e grãos integrais, frutas, verduras e legumes. As fibras são extremamente benéficas para o controle do colesterol, pois diminuem a absorção do colesterol proveniente da alimentação, eliminando através das fezes.

Com uma alimentação equilibrada associada com a prática de exercícios físicos, é possível controlar o colesterol e prevenir doenças cardíacas.

 

Texto elaborado pelas nutricionistas da Natue.

 

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