Alimentação Saudável: Como Manter nos Dias de Hoje

Home » Dia-a-dia, Dicas, Dietas » Alimentação Saudável: Como Manter nos Dias de Hoje

on nov. 9, 14 • por • com Sem Comentários

Alimentação Saudável: Como Manter nos Dias de Hoje

Pin It

Quantas vezes ao dia somos bombardeados pela publicidade de alimentos industrializados ou minimamente processados? Uma, duas, quatro, dez vezes? 

 

Basta entrar em um restaurante, padaria ou lanchonete e encontramos, visivelmente, estampados nas paredes, anúncios de sorvete, chocolate, além dos salgados, frituras ou lanches, ao seu bel prazer.

Tudo tão acessível, exposto e divulgado que é uma recusa quase impossível, tornando a conscientização por uma alimentação saudável algo um tanto quanto difícil nos dias de hoje.

Em 2013, registramos um aumento de 56% nos últimos seis anos sobre o índice de obesidade no Brasil, quadro alarmante visto à falta de recursos para tratar esses casos entre as pessoas mais desfavorecidas.

Todos nós sabemos que ter uma alimentação equilibrada proporciona uma vida saudável e previne o surgimento de doenças. Então, que tal conhecer um pouco sobre todos os nutrientes que devem compor uma nutrição saudável? Otimize o seu dia e perceba que se alimentar bem, não é complicado, mas sim uma questão de atitude!

 

Carboidratos (Açúcares)

São nossos combustíveis principais, em especial, para o cérebro! Fornecem energia para o corpo realizar as atividades diárias: andar, trabalhar, correr, além de manter os níveis de glicemia a todos os órgãos.

Suas fontes são: pães, massas, farinhas, batata, mandioquinha, mandioca, inhame, cará, milho, arroz, biscoitos…

Prefira sempre as versões integrais dos produtos.

Devem corresponder de 45 a 65% da sua alimentação.

 

Carboidratos: É o grupo do açúcar, das massas, dos pães, da batata, da mandioca...

Carboidratos: É o grupo do açúcar, das massas, dos pães, da batata, da mandioca…

 

Fibras Alimentares

É um tipo de carboidrato que não é digerido. Auxiliam o bom funcionamento intestinal e diminuem a absorção das gorduras e dos açúcares que consumimos.

Suas fontes são: aveia, quinoa, amaranto, linhaça, chia, granola, frutas, verduras, legumes, feijão, ervilha, grão de bico, soja, lentilha…

Para complementar a dieta, as vezes, é indicado o consumo de um suplemento que atenda às necessidades diárias. Consulte seu nutricionista ou médico.

Quantidade ideal por dia: cerca de 25g.

 

A granola faz parte do grupo das fibras! ;)

A granola faz parte do grupo das fibras! ;)

Proteínas

São constituintes básicos das nossas fibras musculares e nervosas, tendões, cabelo, ossos, dentes, unhas, hormônios,  saliva, sêmen…  Será que são importantes? Muitoooooo!!! =)

São os responsáveis pela construção e manutenção de todos os tecidos do organismo e transporte de substâncias, entre outras funções. Ou seja, jamais podem ficar fora do nosso cardápio!

Suas fontes são: carnes, peixes, aves, ovos, leite e derivados, feijões, ervilha, lentilha, soja e grão de bico.

As proteínas devem corresponder de 15 a 20% da dieta.

 

Proteínas: É o grupo das carnes, dos feijões, dos ovos, do leite e derivados.

Proteínas: É o grupo das carnes, dos feijões, dos ovos, do leite e derivados.

 

Gorduras

Não são os vilões, como tem sido apregoado. Seu excesso sim mas, em quantidades adequadas, são importantíssimas, pois fornecem energia, ajudam a conservar a temperatura do corpo, conferem melhor sabor às preparações, auxiliam na absorção de algumas vitaminas, protegem órgãos internos e fazem bem até para o coração!

As fontes de gordura são: óleos vegetais (azeite, linhaça, canola, milho, abacate, soja, coco…), manteiga, margarina, creme de leite e as castanhas.

Devem corresponder de 20 a 35% da dieta.

Verifique sempre os ingredientes dos produtos, no rótulo. Evite itens que possua gordura vegetal hidrogenada, gorduras trans e óleos interesterificados.

 

Gorduras: grupo dos óleos, da manteiga, da margarina, das castanhas e do creme de leite.

Gorduras: grupo dos óleos, da manteiga, da margarina, das castanhas e do creme de leite.

 

Vitaminas e Minerais

São os nutrientes reguladores do nosso organismo. Sem as vitaminas, as reações químicas em nosso organismo ficariam tão lentas que não seriam efetivas. O déficit de alguma vitamina e/ou mineral, pode provocar doenças ou disfunções e o excesso, até intoxicações. Daí a necessidade de uma alimentação bem rica e variada.

As fontes são: as frutas, as verduras e os legumes.

Cada vitamina e mineral tem sua quantidade ideal de consumo.

Em alguns momentos, é preciso complementar a alimentação,  com um suplemento. Para isso, consulte seu nutricionista e seu médico.

 

As vitaminas e os minerais, são encontrados no grupo dos legumes, das frutas e das verduras.

As vitaminas e os minerais, são encontrados no grupo dos legumes, das frutas e das verduras.

 

Água

A água representa cerca de 70% a 75% do nosso corpo, o que a torna imprescindível para uma manutenção adequada de todas as funções fisiológicas, auxiliando na hidratação e no transporte de nutrientes no organismo, além de outras inúmeras funções.

Mas tomar quanto de água por dia? Um adulto saudável pode tomar de 30 a 35 ml de água por cada quilo de peso. Faça a sua conta e, se caso não toma ainda, tudo o que deveria, vá aumentando gradativamente.

Não gosta de tomar água pura? Experimente saborizá-la com hortelã, alecrim, capim-limão, manjericão, rodelas de frutas cítricas ou cravo. São ótimas opções!

 

A quantidade de água ideal por dia é de 30 a 35ml por cada quilo de peso.

A quantidade de água ideal por dia é de 30 a 35ml por cada quilo de peso.

E viva a alimentação saudável! 😉

Nutrii – Nutrição Domiciliar

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Artigos Relacionados


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


« Artigo Anterior

Próximo Artigo »

Scroll to top