Água com açúcar: Realmente acalma?

Home » Alimentos, Dicas, Você Sabia? » Água com açúcar: Realmente acalma?

on ago. 25, 12 • por • com Sem Comentários

Água com açúcar: Realmente acalma?

Pin It

Quando você leva um susto, logo escuta alguém “Se acalme! Vou lá buscar um copo com água e açúcar!”.

Eu pergunto a vocês… onde vocês ouviram falar que o açúcar tem propriedade calmante?

Estudei por quatro anos nutrição para ser oficialmente uma nutricionista e nunca ouvi falar dessa propriedade do açúcar!!! Aaaaah! Mas eu sei de onde surgiu essa história!

Na verdade, isso é um mito popular que nasceu há muitos anos atrás e foi passando de geração para geração.

Realmente o açúcar não tem propriedade calmante, porém, acredito que tem um efeito psicológico, como se fosse um placebo. Você toma achando que aquilo vai te acalmar e te deixar melhor e assim você fica. Ou seja, o efeito é unicamente emocional, pois, como já falado, o açúcar não atua como calmante para nosso organismo. É por isso que ainda hoje utiliza-se essa “tática”.

O efeito da água com açúcar no organismo é totalmente psicológico

Uma coisa engraçada que me aconteceu foi quando eu levei um baita de um susto com uma notícia muito negativa que havia recebido. Meu noivo estava comigo e entrou em desespero de me ver naquele estado e foi correndo fazer a tão conhecida água com açúcar. Mas, como noivo de nutricionista, quis inovar e fazer uma versão mais “light”, digamos assim.

Eu evito ao máximo consumir açúcar e meu noivo querendo me agradar e me acalmar ao mesmo tempo, fez água com adoçante, vocês acreditam??? Hahahahahaha…

O pior é que ele nem sabia que existe uma quantidade certa a ser colocada, pois, quando se coloca adoçante demais, você deixa o alimento ou a bebida amarga. E assim, ele me levou o “copo surpresa” e no primeiro gole eu senti aquele gosto amargo. Levei outro susto e estavame perguntando o que ele havia colocado ali. Quando finalmente perguntei e me deparei com a resposta “É adoçante, amor!”. Eu cai na gargalhada e não acreditei.

Foi muito engraçado e só de lembrar me dá vontade de rir novamente. Essa é uma outra tática para a pessoa se acalmar e esquecer do susto, e ainda, evita o consumo de açúcar, hahahahaha! Brincadeira!
Meu noivo é muito criativo e preocupado. Acho que a junção desses dois fatores que levaram à essa cena engraçada.

Vou ficando por aqui, galerinha…

Beijoquitas,
Dra. Juliana Tomandl Fontes

Tags: , , , ,

Artigos Relacionados


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


« Artigo Anterior

Próximo Artigo »

Scroll to top