Ágar-Ágar: Para Fazer Gelatina Saudável

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Ágar-Ágar: Para Fazer Gelatina Saudável

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É um tipo de alga vermelha que funciona como gelatina vegetal, sendo bem mais saudável que a gelatina animal tradicional.

 

Ele é comum na alimentação oriental mas, tem ganhado adeptos do lado de cá do mundo. É basicamente composto de fibras, mais de 90% dela. Que maravilha para os intestinos que estão presos por aí! Outro beneficio é a sensação de saciedade promovida por ela. Praticamente não tem caloria, o que ajuda a deixar, a pessoa que consome, em paz com a balança e com o espelho.

Ele acaba sendo um coringa na culinária. Normalmente, é comercializado em pó. Basta misturar na água e levar ao fogo deixando ferver por alguns poucos minutos (cerca de 3), que já pode ser adicionado nas receitas e logo endurece, sem precisar de refrigeração para isso. Ela tem o poder de gelatinizar dez vezes mais que a gelatina de origem animal. O legal é que ela nem tem sabor, podendo ser adicionada nas receitas sem prejudicar o sabor de algum outro ingrediente. Dá para usar fazendo pratos salgados e doces.

 

Olha que gracinha que sua gelatina pode ficar!!! Bonita, gostosa e saudável!!! ;)

Olha que gracinha que sua gelatina pode ficar!!! Bonita, gostosa e saudável!!! ;)

 

Só para constar, a gelatina animal, a convencional, é obtida por meio da fervura de ossos, tendões, pele e restos de animais que são mortos nos abatedouros. O mais comum é usar boi/vaca e porco. Fora um monte de açúcar e de corantes e conservantes que colocam na fórmula, né?! Sei que tem a versão sem açúcar mas, ainda assim, tem um monte de químicos que, a longo prazo, dentro do organismo, pode desencadear hiperatividade e até um câncer.

Já o ágar-ágar, de origem vegetal, é obtido pela fervura de algas marinhas. Livre de corantes ou qualquer outro aditivo químico. Ele pode ser um pouco mais cara mas, tem mais benefícios à saúde, além de render muito bem. Pode ser encontrada em lojas de produtos naturais e orientais. A quantidade é de 5g de produto dissolvido em um copo de água levado ao fogo e, se quiser fazer gelatina de fruta, basta jogar essa misturinha em 2 copos de seu suco natural preferido. Pode optar pela fruta que preferir mas, sugiro optar por frutas com sabor mais forte, como laranja, uva, banana e abacate. Se não gostar da textura, só colocar mais ou menos ágar. Pode também, acrescentar pedaços de fruta. Hummm!!!!

Você pode aproveitar qualquer receita que vá a gelatina tradicional, para colocar ela. Pode tentar mudar a textura de um doce de fruta também, adicionando ela… você muda não só a textura como também acrescenta fibras à preparação.

O sabor é, obviamente, muito diferente da gelatina super colorida que conhecemos mas, é uma sugestão de troca saudável e funcional. 😉

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