50 Comidinhas Veganas

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on dez 30, 16 • por • com Sem Comentários

50 Comidinhas Veganas

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Delícias para compartilhar com a família e os amigos.

Este livro escrito por Katia Cardoso e com fotografias de Cesar Godoy, traz receitas para compartilhar com a família e os amigos e opções para aquelas horas em que só queremos saborear uma comidinha gostosa na frente da TV.

Depois de 50 doces veganos, este novo livro de Katia Cardoso está dividido em 5 capítulos: petiscos e pastas de abrir o apetite; sopas e cremes para esquentar o coração; massas e saladas práticas; pratos principais reconfortantes, e sobremesas de dar água na boca.

Se o tempo estiver quente, a pedida são as massas e as saladas, como a salada de lentilha vermelha e abobrinha marinada ou o bifum com legumes. Mas se a ideia for esquentar corpo e alma, há sopas e cremes como a de avocado com croûtons ou o creme de palmito com nozes e amaranto.

Os sabores orientais do pad thai, do yakissoba e do bifum dividem espaço com receitas tradicionais adaptadas, como o arroz de carreteiro, o estrogonofe de palmito e a moqueca de banana-da-terra. Na hora da sobremesa, brilham doçuras como o curau de abóbora com coco e o doce de leite cremoso com farofinha.

Pensadas para serem servidas em cumbucas, tigelas e bowls, as receitas são ideais para serem compartilhadas com a família e os amigos.

Por serem veganas, as receitas são indicadas para quem tem alergia a ovo ou intolerância à lactose. A maioria das receitas também não contém glúten, ou seja, os intolerantes ao glúten também podem se beneficiar de várias receitas desse livro. Além disso, homens e mulheres de qualquer idade, desde onívoros curiosos por novos sabores até veganos em busca de opções práticas para o dia a dia, irão adorar esse livro.

 

POR QUE ESTE LIVRO É IMPORTANTE?

Porque traz receitas veganas fáceis de fazer e que utilizam, na maioria das vezes, ingredientes presentes na despensa de todo vegano.

Porque o preparo das receitas não é complicado e muitas podem ser feitas em quantidade e congeladas.

Porque segue a tendência mundial de servir comida em bowls.

Porque todas as receitas foram testadas três vezes.

SOBRE A AUTORA

Vegana por convicção, Katia Cardoso é uma apaixonada pela boa comida e por criar receitas sem nenhum produto de origem animal. Sempre atenta ao que consome, Katia procura elaborar suas receitas com ingredientes orgânicos e não refinados, sempre o mais saudável possível.

Jornalista com mais de 20 anos de experiência, é editora de culinária e foi responsável pela edição e produção das revistas Claudia Cozinha, Delícias da Calu e Máxima, na Editora Abril, e AnaMaria, na Editora Caras. Publicou 50 doces veganos em 2015 pela Editora Alaúde; este é seu segundo livro.

Bora aproveitar algumas receitas que tem dentro desse livro MARA:

 

Sorvete de Paçoquinha com Amendoim Torrado

 

Sorvete de Paçoquinha <

Sorvete de Paçoquinha <

Ingredientes

– ½ xícara de açúcar demerara

– 10 paçoquinhas (200 g)

– 2 xícaras de leite de coco

– 1 xícara de leite de amendoim

– Amendoim ligeiramente torrado a gosto

 

Modo de Preparo

No liquidificador, bata o açúcar, a paçoquinha, o leite de coco e o leite de amendoim. Bata bem até ficar homogêneo. Transfira para um recipiente de inox com tampa e leve ao freezer por 4 horas.

Passado esse tempo, bata novamente no liquidificador e leve ao freezer outra vez até firmar.

Retire da geladeira 5 minutos antes de servir. Sirva em cumbucas, decorado com o amendoim.

Tempo de preparo: 15 minutos (+ o tempo de geladeira)

Rendimento: 4 porções

 

Moqueca de Banana-da-terra

Moqueca de banana-da-terra

Moqueca de banana-da-terra

Ingredientes

– 6 bananas-da-terra sem casca

– Suco coado de 1 limão

– 1 dente de alho picado

– 3 pimentas dedo-de-moça, sem sementes, picadas

– Sal e pimenta-do-reino branca moída na hora

– 2 colheres de sopa de azeite

– 2 cebolas grandes cortadas em rodelas finas

– 1 pimentão amarelo sem sementes em rodelas

– 1 pimentão verde sem sementes em rodelas

– 1 pimentão vermelho sem sementes em rodelas

– 1 lata de tomate pelado

– 11/3 xícara de leite de coco

– 2 colheres de sopa de cheiro-verde picado

 

Modo de Preparo

Corte a banana no sentido do comprimento e depois em pedaços grandes. Ponha em uma tigela com o suco de limão, o alho, a pimenta dedo-de-moça, o sal e a pimenta-do-reino. Reserve por 1h30.

Aqueça o azeite em uma panela grande e refogue a cebola e os pimentões. Acrescente o tomate pelado, ligeiramente picado, com o conteúdo da lata. Cozinhe por 5 minutos.

Por cima, arrume a banana com sua marinada. Cubra com o leite de coco e polvilhe com metade do cheiro–verde. Cozinhe, mexendo às vezes com cuidado, por mais 25 minutos ou até a banana ficar macia e o líquido se reduzir bem. Sirva em seguida, polvilhada com o cheiro-verde restante.

OBS: Se você gostar da moqueca com mais caldo, não deixe o liquido se reduzir muito. Esta receita pode ser preparada com palmito no lugar da banana-da-terra.

Tempo de preparo: 40 minutos (+ o tempo de marinada)

Rendimento: 6 porções

 

 

 

 

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