50 Doces Veganos | Livro

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on nov. 20, 15 • por • com Sem Comentários

50 Doces Veganos | Livro

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Livro reúne diversas receitas de doces veganos (sem leite, sem ovos, sem manteiga…). Tem desde receita de biscoitos até receitas mais sofisticadas, como naked cake. 

Foi lançado, recentemente, pela editora Alaúde, o livro “50 Doces Veganos”, tendo como autora a Katia Cardoso, fotos de J. Carvalho e produção culinária de Zulmira Fátima.

Uma das grandes dificuldades dos veganos, é adaptar uma receita doce. Como se faz um bolo dar certo sem leite, ovos e manteiga mantendo sabor e textura?

Esse lançamento, apresenta das tradicionais receitas de barrinhas, biscoitinhos, cookies, bolos, pavês, sorvetes às mais requintadas, como semifreddo de chocolate e nozes e naked cake, e prova que é possível fazer doces deliciosos sem ingredientes de origem animal, tudo com muito sabor e com a textura exata.

Editora de culinária nas editoras Abril e Caras há cerca de 15 anos, a autora, vegana há cerca de um ano, resolveu unir suas duas paixões em um livro com receitas inspiradas em suas memórias de infância e nos doces que a vida lhe foi servindo, mas preservando os animais que ela tanto ama.

Sem medo de ousar e experimentar na produção do livro, Katia contou com a ajuda da culinarista Zulmira Fátima para desenvolver receitas com ingredientes saborosos para quem opta por uma alimentação mais saudável e sem lactose. “A dieta vegana não é restritiva. Quem pensa assim, tem uma visão muito limitada dos ingredientes livres de crueldade animal que estão à nossa disposição. No livro, eu e Zulmira privilegiamos produtos orgânicos, não refinados e, de forma geral, sem soja. Como resultado, temos esses doces incríveis!”, explica a autora.

Produzido cuidadosamente, desde a escolha da louça e dos acessórios para as fotos, o livro divide-se em cinco capítulos que abrangem todos os momentos da vida. O leitor encontrará sugestões como o chocolate quente para o café da manhã; um rocambole de frutas para adoçar o paladar após o jantar; pãozinho integral de aveia para um café da tarde saudável com a família e um naked cake elegante para comemorações em grande estilo.

A obra é prefaciada por Bettina Orrico, renomada culinarista, que atualmente é consultora da revista Claudia onde testa e experimentas novas receitas. “Para mim, Katia traduz a paz que todos nós almejamos, mas não sabemos alcançar, pois não queremos enfrentar uma nova noção de disciplina na vida…. Agora, para consolidar ainda mais o seu trabalho na culinária, escreveu um livro que, na certa, vai nos ensinar muita coisa boa. É resultado de sua vivência no meio de gostosuras e tentações para as leitoras, que não cansam de aprender novos sabores“, descreve Bettina.

 

Sobre a autora

A carioca Katia Cardoso é jornalista há mais de 30 anos. Iniciou sua carreira como repórter esportiva no Jornal dos Sports, no Rio de Janeiro, passando pelo Jornal do Brasil, onde trabalhou durante cinco anos, e Veja Rio. Teve experiências em editorias de comportamento, saúde e feminina, antes de mudar-se para São Paulo, há 22 anos.

Desde 2000, trabalha como editora de culinária nas editoras Abril e Caras, tendo sido responsável pela edição e produção das revistas Claudia Cozinha, Delícias da Calu, Máxima e AnaMaria.

Quando criança, Katia recusava-se a comer peixes e aves. Há pouco mais de oito anos, pelo amor que sempre dedicou aos bichos, parou para pensar sobre “por que eu amo tanto os animais e como carne? ”A partir de então, tornou-se vegetariana. Após cursos sobre o tema,tornou-se vegana.

 

Vejam duas receitas bem bacanas que estão no livro e que vocês terão acesso:

 

Brigadeiro de Chocolate Meio Amargo

Brigadeiro de chocolate amargo!!!

Brigadeiro de chocolate amargo!!!

Ingredientes 

– Biomassa de banana

– 4 bananas bem verdes com a casca

– Brigadeiro

– 200 g de chocolate meio amargo vegano (sem lactose) picado

– 4 colheres de sopa de açúcar mascavo

– Granulado de chocolate vegano a gosto para polvilhar

 

Modo de Preparo

Para a biomassa, lave bem as bananas e coloque-as na panela de pressão. Cubra com água fria e leve ao fogo alto. Quando começar a pressão, abaixe o fogo e cozinhe por mais 10 minutos.

Desligue o fogo e deixe sair a pressão. Escorra a água e retire a polpa das bananas com cuidado, cortando a casca. Se alguma abrir, não tem problema. Bata a polpa cozida no liquidificador até obter uma pasta. Se for preciso junte algumas colheradas de água, mas use a do cozimento.

Prepare o brigadeiro. Ponha a biomassa em uma panela e adicione o chocolate e o açúcar. Misture e leve ao fogo, mexendo sempre até obter um creme denso. Distribua entre oito copinhos individuais. Deixe esfriar, polvilhe o granulado e sirva.

Se quiser fazer bolinhas de brigadeiro, deixe um pouco mais no fogo até começar a soltar do fundo da panela. Passe para um prato e espere esfriar para enrolar e cobrir com o granulado.

Tempo de preparo:  1 hora

Rendimento:  8 porções

 

Taça de Abacaxi e Coco

Taça de coco e abacaxi!!! =)

Taça de coco e abacaxi!!! =)

Ingredientes

– Doce de abacaxi com coco

– 1 abacaxi médio, maduro, sem casca e picado

– 2 colheres de sopa de açúcar demerara

– ½ xícara de água

– 1 xícara de coco fresco ralado grosso

– Creme

– 1½ xícara de leite vegetal

– 3 colheres de sopa de amido de milho

– ½ xícara de açúcar demerara

– ½ colher de sopa de essência de baunilha

– 1 pacote de biscoito vegano

 

Modo de Preparo

Para o doce de abacaxi com coco, em uma panela, misture o abacaxi com o açúcar e a água e cozinhe por 10 minutos ou até ficar macio, sem desmanchar e sem caldo. Adicione o coco (reserve um pouco para decorar), misture e retire do fogo. Reserve.

Em outra panela, misture o leite (reserve ½ xícara) com o amido e o açúcar. Leve ao fogo, mexendo sempre até engrossar. Retire do fogo e acrescente a essência de baunilha. Deixe esfriar.

Para a montagem, umedeça levemente o biscoito no leite reservado. Monte o pavê alternando, em seis taças, o creme, o biscoito umedecido e o doce de abacaxi, mas termine com o doce. Leve à geladeira por 2 horas. Decore com o coco reservado e sirva.

Tempo de preparo:  1 hora (+ o tempo de geladeira)

Rendimento:  6 porções

 

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