Mamão: da TPM à melhora da Digestão

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on maio 8, 17 • por • com Sem Comentários

Mamão: da TPM à melhora da Digestão

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Mais do que saúde intestinal, o mamão contribui para a saúde de todo o nosso organismo.

Nativa da América Central, o mamão foi um fruto muito reverenciado e chamado de fruto dos anjos pelos índios da América Latina. O mamão, quando maduro, apresenta um sabor adocicado e uma cor iluminada. Comumente consumido no café da manhã, pode proporcionar diversos benefícios para a nossa saúde.

Dentre as variedades existentes, o mamão formosa e o mamão papaia são os mais consumidos. Apresentam, em média, 40 calorias em 100g e de 1,0 a 1,8g de fibras. A presença de fibra contribui para a redução dos níveis de colesterol, controle dos níveis glicêmicos e favorece o funcionamento do intestino, além de contribuir com o equilíbrio da microbiota intestinal, a fermentação da fibra ajuda no crescimento de bactérias boas reduzindo a população de bactérias ruins, e por isto, pode fazer parte do tratamento contra a prisão de ventre.

A presença de betacaroteno confere a cor alaranjada ao mamão e auxilia na manutenção do bronzeado, melhora do sistema imunológico, e ainda, apresenta ação antioxidante, prevenindo o envelhecimento precoce, além de aumentar o brilho dos cabelos, fortalecer as unhas e aumentar a elasticidade da pele. A vitamina C presente no mamão também fortalece o sistema imune, mas o seu poder antioxidante pode prevenir problemas de visão, melhorar o humor e reduzir o estresse.

Depois de saber sobre os benefícios dessa fruta, irá consumir com mais gosto ainda o mamão.

Depois de saber sobre os benefícios dessa fruta, irá consumir com mais gosto ainda o mamão.

O mamão apresenta uma substância chamada papaína, uma enzima com ação proteolítica, ou seja, é capaz de quebrar proteínas, o que contribui para a digestão, principalmente a digestão de carnes, e desta forma, o consumo do mamão pode ser muito bem vindo num dia de churrasco, por exemplo. Fonte de potássio e magnésio, nutrientes que contribuem para o controle da pressão arterial, pode ser consumida por toda a família e em qualquer horário do dia. O magnésio também é um ótimo aliado na redução do estresse, melhora do humor e dos sintomas da TPM.

Pode ser consumido in natura, na salada de frutas, na forma de suco, smoothie, vitamina ou creme. Aproveite para consumi-lo bem maduro, assim não vai querer adoçar, e você desfruta de todos os benefícios da fruta.

Texto elaborado pela nutricionista Danielle Miranda.

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